Geral - 28/04/2020 15:04:08

Inscrições para FormAção Pela Escola vão até dia 05

Curso é voltado para professores e demais interessados

A Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), retornará em maio com o cursoFormAçãopela Escola, voltado para profissionais da educação e demais interessados. A capacitação é ofertadapelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(FNDE) em parceria com os Estados e Municípios. As inscrições vão até o próximo dia 05.

O FormAçãopela Escola é um projeto de formação continuada, na modalidade semipresencial, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros da educação envolvidos com a execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

O curso é gratuito e apresentado em módulos de 40 e 60 horas de duração realizados em duas fases: presencial, que passará por adequações a fim de garantir o isolamento social, e à distância.

Os participantes podem escolher um ou mais cursos, de acordo com seu interesse e a oferta e vagas. Para ter informações detalhadas, clique aqui. Para fazer o pré-cadastro, acesse este link.

Confira os módulos do curso:

CARGA HORÁRIA

MÓDULO

SÍNTESE DO MÓDULO

Certificado 40h

PTE

Programa de Transporte Escolar.

PLI

Programa do Livro.

Controle social para conselheiros

Aborda o tema acompanhamento e controle social em relação às políticas públicas educacionais.

Certificado 60h

Competências básicas

Traz informações sobre as políticas públicas na área da educação executadas pelo governo federal, o financiamento dessas políticas e o papel do FNDE no apoio a sua efetivação.

PNAE

Programa Nacional de Alimentação Escolar.

PDDE

Programa Dinheiro Direto na Escola.

FUNDEB

Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação.

Censo Escolar

Aborda informações que visam capacitar profissionais da educação para o correto preenchimento das informações do Censo Escolar da Educação Básica, bem como a conselheiros e cidadãos com a finalidade de conscientizá-los sobre a importância do acompanhamento e do controle social para o preenchimento dos dados.

SIOPE

Objetiva apresentar o sistema eletrônico para promover a coleta, o processamento, a disseminação e o acesso público às informações referentes aos investimentos públicos de educação da União, dos Estados, do Distrito Fede­ral e dos Municípios.