Notícia
Geral - 03/09/2021 00:09:00

PREFEITURA DE VENDA NOVA CRIA PROGRAMA "VENDA NOVA DO IMIGRANTE CIDADE DOS IPÊS"

Proposta é tornar o Ipê a árvore símbolo do Município



Roxo, amarelo, rosa e branco.  A floração dos ipês depende da cor e acontece durante o inverno, de junho a setembro, transformando e enchendo de beleza as paisagens de Venda Nova do Imigrante. Além do aspecto estético e de ser nativa da região, a árvore ainda foi utilizada pelos imigrantes italianos na estrutura das primeiras casas do Município. 

Ressaltando esse histórico e potencial, a Prefeitura propôs tornar o Ipê a árvore símbolo do Município, além de criar o Programa Municipal “Venda Nova do Imigrante - Cidade dos ipês”. Um projeto de lei com as propostas foi encaminhado para apreciação e aprovação da Câmara Municipal, atribuindo também a data de 21 de agosto como dia Municipal do Ipê. 



O Prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, afirma que o projeto contribuirá para um paisagismo singular na região, além de agregar ainda mais valor para o turismo de Venda Nova. “Venda Nova ficará ainda mais bonita. Ao passo que as árvores chegam a floração, os ipês gerarão sementes. Com a chegada de turistas, as sementes servirão de souvenir. O turista que quiser levar uma semente do Ipê de Venda Nova e plantá-la em sua cidade, seu estado, seu país estará, literalmente levando uma sementinha do nosso Município mundo a fora."

O programa prevê diversas ações, entre elas a doação de mudas e a arborização urbana e rural. Outra proposta que poderá ser desenvolvida é a doação de uma muda para cada criança que nascer no município, denominada “Uma vida, um Ipê”. As ações tem previsão de iniciarem a partir da aprovação do projeto e Lei e da aquisição das mudas, que já está em andamento na Prefeitura.  



O secretário municipal de Meio Ambiente, Maxuel Bestete, ressalta que a Secretaria já realizou os estudos necessários para implantação do projeto no Município. "A árvore tem grande resistência a intempéries e pragas, além de possuir sistema radicular pouco agressivo que permite serem plantadas nas calçadas ou zonas rurais.”




Fonte:
Notícias Relacionadas