Geral - 03/12/2021 00:12:00

RURALTURES: EDIÇÃO DE 2022 JÁ ESTÁ CONFIRMADA

Uma semana atrás começava a primeira Ruraltures. A primeira edição da Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES) começou na quinta-feira (25) e terminou no último domingo (28) levando milhares de pessoas ao Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão). Todos puderam apreciar diversos estantes de feirantes de diversas regiões do país, aulas shows com chefs renomados, palestras transmitidas ao vivo, premiações e diversas atrações culturais em uma estrutura que ocupou todo o espaço Polentão. O sucesso foi tanto que a edição de 2022 já foi confirmada.

De forma a simbolizar a abertura do evento, na quinta-feira (25), o prefeito de Venda Nova do Imigrante Paulinho Mineti, repassou a chave da cidade para diversas autoridades presentes, com a justificativa de que “a Feira não é só de Venda Nova do Imigrante, a RuralturEs é nossa, é de todos nós!”. A abertura também foi marcada pela chegada da Expedição Tropeira, grupo que veio a cavalo de Ibatiba para Venda Nova do Imigrante carregando diversos brasões de Municípios.

Durante os quatro dias, os participantes puderam conferir aulas shows, praça gastronômica, túnel de sensações, ciclismo virtual com paisagens das Montanhas Capixabas e levar as crianças para conhecer vários animais na fazendinha. Foi possível também conferir as centenas de estandes disponíveis nos galpões, contemplando diversas culturas, e degustando queijos, cervejas artesanais, cachaças, linguiças, variedades de socol, diversos produtos produzidos artesanalmente e diversos serviços relacionados ao turismo.

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, montou um estande na parte central da Feira, reproduzindo o pórtico de entrada da cidade “Venda Nova do Imigrante – Capital Nacional do Agroturismo” e criou do zero uma casa cenográfica do imigrante, com diversos elementos de arquitetura, design e decoração dos nonnos e nonnas imigrantes italianos que chegaram no Município décadas atrás. A secretária municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, Carla Caliman, afirma que a construção do estande de Venda Nova, se firmou no “Turismo de Experiências”, que é a temática da Feira. “Não basta proporcionar o munícipe, o turista, apenas a contemplação, mas sim a participação! Transformamos o nosso estande em algo sensorial atrelado ao afeto, ao aconchego, coisas que nossa cidade sempre proporcionou. Foram centenas de fotos tiradas na nossa casa do imigrante e no nosso pórtico, que é algo que tenho certeza que ficará gravado na memória de quem foi e ficou durante alguns minutos no nosso espaço. Tudo foi planejado com uma equipe muito competente e dedicada, e construído muito amor. Tenho a certeza que todos sentiram isso”

Paulinho Mineti, prefeito de Venda Nova do Imigrante, afirmou na solenidade de encerramento da RuralturES, que a realização do evento surpreendeu a todos positivamente. “Estamos ouvindo toda hora agradecimentos sobre a Feira, que está linda.” O prefeito ainda agradeceu todos os parceiros da realização do evento e afirmou que com o sucesso da edição, a Feira está garantida em 2022. “Com o objetivo alcançado da Ruraltur nasceu a RuralturES, uma feira bonita e nacional que estamos comemorando aqui hoje. Visitamos todos os estandes fazendo uma avaliação e ela foi tão positiva que teremos a RuralturES em 2022. Compromisso do Sebrae, da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante e dos nossos parceiros aqui presentes! Tenho certeza que todos estarão unidos e de mãos dadas para a realização da próxima edição.”

A RuralturES 2021 é uma realização do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com a correalização da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES), Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), serviços nacionais de aprendizagem Rural (Senar-ES) e Comercial (Senac-ES) e patrocínio do Sicoob.