Geral - 10/01/2023 00:01:00

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante investe e diminui tempo de espera dos pacientes em Saúde

Mais de 900 mamografias foram realizadas em 2022

A Prefeitura de Venda Nova tem dado atenção em especial para a Saúde. Ações da Secretaria Municipal de Saúde tem reduzido o tempo de espera pelo atendimento, e também os níveis de absentismo, falta ou não cumprimento, por parte do munícipe, do compromisso agendado.

A Secretaria Municipal de Saúde zerou a fila de espera de mamografia. A espera dos munícipes era resultado da quebra do mamógrafo. De maio a dezembro de 2022 foram realizadas 990 mamografias, e para agilizar ainda mais o processo, a Prefeitura firmou uma parceria com Sicoob e Clínica Imaginus, que realizaram 200 exames.

Com o intuito diminuir a demanda de serviços de ressonância para os munícipes, a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante também reservou vagas do Estado (já que o serviço é oferecido pela esfera estadual) durante o período noturno, vagas estas que costumam ser dispensadas por diversos municípios em razão do turno. Desta forma, a Prefeitura consegue agilizar o serviço levando os munícipes para a Grande Vitória nos três turnos: diurno, vespertino e noturno, diminuindo assim, a fila de espera dos pacientes.

Para o absenteísmo, a Secretaria adotou medidas de readequação na oferta e no fluxo de acompanhamento. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Camila Mauro Zandonadi, “a Secretaria fez um balanço e diagnosticou que muitos munícipes faltavam o exame agendado. Para se ter uma ideia, tinha viagens do carro da Saúde que iam para a Grande Vitória com metade da lotação devido à ausência dos faltosos. A partir daí, a Secretaria realizou uma readequação na oferta e demanda destes atendimentos, ao passo que intensificou o acompanhamento dos pacientes por ligação telefônica dias antes do exame agendado. Hoje a Secretaria reduziu o tempo de espera e intensificou o compromisso dos munícipes!”

De acordo com o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, a gestão busca incessantemente melhorar a prestação de serviços para o munícipe e está focada na diminuição do tempo de espera dos pacientes em Saúde. “Para a população que aguarda exame de ultrassonografia, a Prefeitura está organizando um mutirão no Município para o final deste mês de janeiro. Em breve a Secretaria Municipal de Saúde anunciará as datas e os horários.”

As ações da Prefeitura resultam em mais agilidade nos trabalhos, sem perder a qualidade, que é o compromisso que a Administração pública tem com o povo vendanovense.