Geral - 09/02/2024 00:02:00

Obra da nova sede da Farmácia Cidadã avança em Venda Nova do Imigrante

Nesta quinta-feira (08), uma equipe do Governo do Estado, acompanhada do prefeito Paulinho Mineti, visitou as obras

Nesta quinta-feira (08), uma equipe do Governo do Estado do Espírito Santo foi recepcionada pelo prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, para acompanhar o andamento das obras da Farmácia Cidadã no município. A construção do espaço físico no bairro Marmim foi impulsionada por um repasse de R$ 500 mil em recursos do Fundo Cidades. A previsão do término da obra é para este ano. O objetivo é garantir maior comodidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o armazenamento de medicamentos, beneficiando mais de 3.500 pacientes.

A nova unidade da Farmácia Cidadã Estadual visa atender não apenas Venda Nova do Imigrante, mas também outros seis municípios da região (Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Ibatiba, Iúna e Laranja da Terra), totalizando cerca de 70 atendimentos diários. Paulinho Mineti ressaltou a parceria com o governo estadual, representado pela gerente de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Maria José Sartório, a “Zezé”; por Grazielle Massariol Mori Nascimento, do Núcleo de Medicamentos Excepcionais e Básicos (Numeb); e por Larissa Silva Silveira, do Núcleo de Armazenamento, Controle e Distribuição (NACD).

O prefeito expressou sua gratidão pela colaboração do Estado na construção da nova sede da Farmácia Cidadã. A contrapartida da Prefeitura de Venda Nova na obra é de R$ 170.715,23. “Queria, Zezé, que você levasse o nosso abraço ao governador Renato Casagrande. Essa é uma obra em parceria com o Governo do Estado. São aproximadamente R$ 700 mil investidos aqui nessa farmácia nova moderna para atender melhor os nossos munícipes e os das regiões vizinhas. É muito importante e gratificante e a gente só agradece essa parceria importante”.

Com 15 anos de presença no município, por meio da Farmácia Cidadã a Sesa disponibiliza 296 medicamentos para o tratamento de doenças raras e de alto custo. O setor de Assistência Farmacêutica da Sesa é considerado referência nacional, alcançando 100% de índice de abastecimento de remédios.

Anualmente, o Estado investe cerca de R$ 80 milhões para fornecer 229 remédios especializados. O cidadão que necessita de medicamentos de alto custo deve recorrer à Farmácia Cidadã Estadual, apresentando os documentos necessários fornecidos pelo médico. Após a solicitação, a Farmácia Cidadã realiza uma avaliação do processo e informa o paciente sobre a decisão por meio de mensagem no telefone celular.

Atualmente, além de Venda Nova, existem unidades da Farmácia Cidadã em Vitória, Vila Velha, Cariacica, Colatina, Linhares, São Mateus, Nova Venécia, Serra e Cachoeiro de Itapemirim. Todos os medicamentos são distribuídos gratuitamente também a pacientes da rede particular.

Nova US no bairro
Ao lado da Farmácia Cidadã, a Prefeitura de Venda Nova está construindo uma nova Unidade de Saúde no bairro Marmim, totalmente equipada, atendendo a todas prerrogativas do Ministério da Saúde e a população local. A obra constava no Plano de Governo da atual gestão e promete atender moradores dos bairros  Lavrinhas, Vila Betânea, Bananeiras e Marmin. A readequação da logística surge para desafogar as outras unidades de Saúde do município, seguindo as recomendações preconizadas pela Política Nacional de Atenção Básica (Pnab), onde o cidadão deve ser atendido na US mais perto de sua residência.

Fonte: *Fotos: Axl Viana/AssCom PMVNI