Geral - 19/02/2024 00:02:00

Farmácia Básica de Venda Nova com índice de abastecimento de 100%

A Farmácia Básica da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante alcançou índice de abastecimento de 100% em 2023, conforme informações da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) da Secretaria Municipal de Saúde. O marco é inédito nos últimos dez anos, pois nenhum item está em falta nas quatro Unidades de Saúde, atendendo às necessidades da população. E a boa notícia é que você pode conferir a disponibilidade dos medicamentos aqui no site da Prefeitura!

A lista da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remune), composta por 190 medicamentos essenciais para tratar condições como diabetes e hipertensão, além de analgésicos, antitérmicos e medicamentos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), está abastecida, sem nenhum item faltando. A farmacêutica responsável pela CAF, Tatiane Ribeiro, atribui esse sucesso a um esforço conjunto de vários setores e destaca a importância da gestão municipal em confiar na equipe da assistência farmacêutica.

Embora a meta estabelecida na Programação Anual de Saúde seja de 90% de cobertura dos medicamentos e insumos da Remune anualmente, a Prefeitura de Venda Nova tem superado mensalmente esse índice. “A gestão me dá liberdade para usar o repasse para comprar medicamentos, me deixando à vontade para administrar esse recurso conforme as demandas. Os repasses estaduais e federais não são suficientes, quem arca com a maior parte do recurso na compra de medicamentos da Farmácia Básica ainda é o município”, afirma Tatiane.

A farmacêutica monitora constantemente os itens em falta no mercado, mantendo um controle rigoroso dos dados. No caso da falta do medicamento, o CAF racionaliza a distribuição aos pacientes e cobra diretamente as empresas fornecedoras o cumprimento da entrega à Central. Com 17 anos de serviços públicos, Tatiane Ribeiro disse não se recordar de nenhuma outra vez em que isso tenha ocorrido.

Estrutura adequada
A troca de local da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) da antiga AMA, na Vila Betânea, para uma estrutura própria, anexa à Unidade de Saúde do Bairro Minete, proporcionou um espaço maior para estocagem e armazenamento dos medicamentos, contribuindo ainda mais para a eficiência do abastecimento. Os medicamentos sujeitos a controle especial, por exemplo, ganharam uma sala própria.

Além disso, as transportadoras reclamavam muito da dificuldade de estacionamento no pátio da AMA, que é o mesmo do Hospital Padre Máximo, local de fluxo intenso. Com o novo espaço, os veículos conseguem estacionar quase próximo à área de atendimento aos pacientes, facilitando o trabalho dos profissionais.

"A conquista reflete o compromisso da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante em fornecer um serviço de saúde de qualidade e acessível à sua comunidade. Saúde não é gasto, é investimento", afirma o prefeito de Venda Nova, Paulinho Mineti.

Para acompanhar a disponibilidade do medicamento da Remune, acesse este site no ícone “Abastecimento de Medicamentos”. Os dados são atualizados em tempo real.

Fonte: *Fotos: Leandro Fidelis/AssCom PMVNI