Notícia
Geral - 23/01/2019 14:01:19

Escola de São João de Viçosa aproxima crianças da leitura

EMEI Antenor Honório Pizzol incentivou mais de 160 estudantes a ler mais com atividades de leitura, contação de histórias e teatro em 2018

A leitura encantou alunos e familiares na sala de aula - Arquivo pessoal
A leitura encantou alunos e familiares na sala de aula - Arquivo pessoal

 

O ano começou há poucos dias e em breve as aulas recomeçam. Com isso, novos projetos e ideias também retornam à sala de aula. Na EMEI Antenor Honório Pizzol não é diferente. A escola vem, ao longo dos anos, ensinando e impressionando os pequenos por meio do mundo da leitura. Só em 2018, mais de 160 estudantes foram incentivados a ler mais com atividades envolvendo leitura, contação de histórias, contos de fadas e teatro.

Leia também:

Procon Venda Nova realiza pesquisa de preço para material escolar

A escola do distrito de São João de Viçosa usa livros que respeitam a faixa etária dos vendanovenses que têm de três a cinco anos de idade. Com a iniciativa, os alunos praticam a fala, a escrita, a leitura e se aproximam ainda mais da fantasia e dos colegas e professores no ambiente escolar. Os familiares não ficam de fora. Toda semana é encaminhada uma história escolhida pela própria criança para ser lida em casa.

Dessa forma, o mundo fantástico da literatura passa de filhos para pais. Além de auxiliar no conhecimento dos estudantes, os familiares têm a oportunidade de participar mais de perto da aprendizagem e da apreciação da leitura dos filhos. “Eles ficam apaixonados! Tem livros que eles releem e levam para casa. Temos crianças que pegam o mesmo exemplar emprestado mais de três vezes seguidas” relata Débora Delpupo Martinusso, diretora da escola.

Além da leitura nos lares, na sala de aula os professores apresentam vários livros aos alunos e permitem que eles conheçam a história, façam desenhos, conversem e troquem experiências com os coleguinhas. Logo após é feita uma votação com os pequenos e apenas um livro é escolhido para realizarem uma apresentação na escola. As atividades trabalhadas são teatro e contação de histórias, variando de acordo com a escolha da turma. Em seguida, os meninos e meninas da instituição expõem aos pais e responsáveis no Dia da Família na Escola.

 

A EMEI Antenor Honório Pizzol trouxe para o dia a dia das crianças a fantasia e o teatro - Arquivo pessoal
A EMEI Antenor Honório Pizzol trouxe para o dia a dia das crianças a fantasia e o teatro - Arquivo pessoal

 

A iniciativa, além do incentivo à leitura, trabalha com representação de histórias e exploração da fala das crianças. “Nesses tempos em que estamos vivendo, o livro realmente está ficando para trás. Um projeto como esse dá ao aluno acesso à leitura, mostra que existem outros meios de comunicação além da informática, televisão e internet. Existe algo além! De certa forma, o hábito de ler auxilia no entendimento, a criança se expressa melhor, enriquece o vocabulário e se socializa” afirma Fábio Altoé, secretário de Educação.

 

As atividades vão além da sala de aula e auxiliam na formação dos alunos - Arquivo pessoal
As atividades vão além da sala de aula e auxiliam na formação dos alunos - Arquivo pessoal

 

O trabalho vem evoluindo conforme apoio dos familiares, profissionais do ensino e da Secretaria Municipal de Educação. O hábito de ler mais presente e acessível na escola impulsiona a atualização dos livros na biblioteca da instituição. “Na verdade, com o projeto, as crianças se interessam mais pela leitura. Com o passar do tempo, notamos a necessidade de adquirir mais livros diferentes, porque elas querem mais e mais” confirma a diretora.

Fonte: Ascom/PMVNI
Notícias Relacionadas