Notícia
Geral - 19/03/2019 14:03:24

Que tal passeios que envolvem história e belezas naturais?

A região vendanovense tem opções para conhecer a natureza, visitar propriedades que praticam o agroturismo e vivenciar um pouco da nossa história

São muitos horizontes para você fotografar - Ascom/PMVNI
São vários horizontes para você fotografar - Ascom/PMVNI

 

O outono já está batendo na porta. Que tal recepcionar essa estação entre o verão e inverno aproveitando as nossas montanhas? A região vendanovense tem várias alternativas para conhecer a natureza e descansar a mente. Além disso, a Capital Nacional do Agroturismo permite ao visitante explorar o Município, tirar muitas fotos e ainda, no meio das rotas, dar uma pausa para experimentar um socol, por exemplo.

Os caminhos até o mirante da Pedra do Rego levam o aventureiro a observar o meio em que vivemos, registrar o orvalho e ver de perto um belo nascer do sol. Para a jornada é recomendável estar acompanhado de alguém que já conheça os locais ou do nosso mapa turístico.

Para chegar à Pedra do Rego, coloque uma roupa confortável, prepare o seu lanche e a sua água e inicie uma caminhada de tirar o fôlego. Para quem não está acostumado com longos trajetos, siga de carro pela Av. Nona Vitória, vire à direita na Rua Danilo Falqueto e depois siga as placas montanha acima. São várias opções para chegar até a base da Pedra. Basta acompanhar a sinalização.

As trilhas para chegar até a Pedra do Rego são abertas, mas exige preparo para se aventurar - Ascom/PMVNI
As trilhas para chegar até a Pedra do Rego são abertas, mas exige preparo para se aventurar - Ascom/PMVNI

 

Nas trilhas você irá ouvir o canto dos pássaros, perceber pequenos animais, descansar debaixo da sombra da vegetação predominante de Mata Atlântica, sem contar a vista privilegiada lá de cima! Vale a pena descobrir essa beleza natural de Venda Nova do Imigrante.

Ao deixar a estrada principal e seguir pela direita, será a vez de contemplar as belezas da comunidade de Alto Bananeiras - Ascom/PMVNI
Ao deixar a estrada principal e virar à direita, será a vez de contemplar as belezas de Alto Bananeiras - Ascom/PMVNI

 

Ao deixar a via principal e virar à direita, como mostra a imagem, será a vez de contemplar o Lago Alto Bananeiras. O circuito pode ser feito a pé ou de automóvel. O visual ao redor da reserva artificial transmite sossego e suas águas espelham o céu azul para fotografias inesquecíveis. Ambiente ideal para uma boa conversa, piquenique com a família e quem sabe uma simples pescaria. Mas, atenção! Fique de olho nas crianças próximo à margem do Lago.

O Lago Alto Bananeiras tem aquele ambiente ideal para uma visita e passeio entre amigos e familiares - Ascom/PMVNI
Ascom/PMVNI

 

Expedição de história

Bem próximo do Centro tem a comunidade de Lavrinhas. Lá, você pode seguir a pé ou de carro pela rua calçada até a estrada de chão e explorar as Setes Curvas. O trajeto até a última curva tem um cenário incrível que passa pela Rota Imperial, caminho aberto pela Coroa Portuguesa no século XVII para o trajeto do ouro entre as cidades de Ouro Preto (MG) e Vitória (ES).

Vista ao final das Sete Curvas e o marco da Rota Imperial mostram um pouquinho de Venda Nova do Imigrante  - Ascom/PMVNI
Vista ao final das Sete Curvas e o marco da Rota Imperial - Ascom/PMVNI

 

Além do privilégio de poder relembrar as trilhas que foram utilizadas pelos imigrantes e por D. Pedro II, é possível aproveitar paisagens de encher os olhos e dar uma pausa entre as propriedades que praticam o agroturismo.

Fonte: Ascom/PMVNI
Notícias Relacionadas