Notícia
Geral - 03/02/2022 00:02:00

Prefeitura de Venda Nova realizará palestras sobre Prevenção da Gravidez na adolescência

Tudo tem seu tempo!


A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, desenvolverá neste mês de fevereiro ações presenciais e virtuais objetivando a conscientização e compreensão desta temática através da campanha “Tudo tem seu tempo”.  Haverá mobilização nas redes sociais e palestras com o público-alvo nas escolas do Munícipio.

As ações planejadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social firmam o compromisso para que adolescentes e jovens conheçam seus direitos sexuais e reprodutivos e se preparem para poder exercer esses direitos com responsabilidade e informação, tomando suas decisões de forma reflexiva e pensada. A campanha municipal surge em conjunto com a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na adolescência, instituída pela Lei nº13.798/2019. A semana está presente no Estatuto da Criança e do Adolescente e tem como objetivo orientar e consciencializar os adolescentes, buscando a diminuição das incidências de gravidez precoce entre esta faixa etária. A Organização Mundial da Saúde (OMS) identifica a gravidez nesse período da vida como um grave problema de saúde pública e um fator que predispõe para a evidência de uma vulnerabilidade social, perpetuando as desigualdades sociais e de gênero. 

A campanha enfatiza a relação constante entre família, assistência social, educação e saúde na formação de nossas crianças e adolescentes. A família junto às Políticas Públicas devem compreender que elas têm um papel importante no desenvolvimento da autonomia, da autoestima e da tomada de decisões dos e das adolescentes na construção de seus projetos de vida. Também tem um papel importante para educar meninos e meninas para a igualdade de gênero, o respeito às diversidades e os valores universais como liberdade, solidariedade, justiça, ética, honestidade, respeito, amor, paz, desenvolver as competências sócios emocionais dos e das adolescentes, buscando estimular o pensamento crítico, promover o respeito, combater o Bullying, a violência e a discriminação entre os/as adolescentes. 

No Estado do Espírito Santo/ES, o sistema Datasus(SUS) registrou no ano de 2020 um total de 308 partos em meninas de 10 a 14 anos e outros 6.518 em gestantes de 15 a 19 anos, tendo uma média de 17 partos por dia, no Estado. Já em 2021, os números de registros de gravidez na adolescência são expressivos onde os dados coletados até julho deste ano, mostram que aconteceram 2.904 partos no grupo com idade de 10 a 19 anos. Em nosso município, Venda Nova do Imigrante, segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados no ano de 2021 o total de 26 gestantes com faixa etária entre 10 a 19 anos, em acompanhamento pela rede de suporte à saúde. 




É perceptível a presença de diversos fatores que podem favorecer a ocorrência da gestação na adolescência, no entanto, a desinformação sobre sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos é visto como o principal motivo que impacta no número de gestantes na adolescência. Outros fatores que podem ser mencionados estão relacionados as questões emocionais, psicossociais e contextuais que também contribuem, inclusive para a falta de acesso à proteção social e ao sistema de saúde, englobando o uso inadequado de contraceptivos.

Entende-se que existem fatores que aumentam o risco da gestação precoce tanto para a mãe quanto para o bebê, como: a vulnerabilidade social e econômica, prematuridade ou má formação fetal, partos precoces, subnutrição, uso de drogas lícitas/ilícitas, abortos, anomalias, infecções, problemas no parto ou na amamentação, complicações que podem levar a morte do bebê ou da mãe, entre outros. 

A diminuição no índice de gravidez na adolescência se faz a partir da realização de ações integradas que visam contribuir com a promoção de conhecimento, principalmente de forma preventiva e educativa, onde a quebra do tabu/estereótipo social deve estar em destaque, por exemplo, em campanhas que sejam focadas aos jovens. Um dos mais importantes fatores de prevenção é a educação, de modo a fazer parte da promoção do bem-estar de adolescentes e jovens ao realçar a importância do comportamento sexual responsável, o respeito pelo/a outro/a, a igualdade e equidade de gênero, assim como o acesso à informações relacionadas a sexualidade, bem como a defesa contra violência sexual incestuosa, abusos e outras violências. 



Fonte:
Notícias Relacionadas