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Geral - 26/06/2011 09:06:33

II Exposição da Prática Educativa VNI

O município de Venda Nova do Imigrante realizou, no mês dezembro, a II Exposição da Prática Educativa.

 

 

O município de Venda Nova do Imigrante realizou, no mês dezembro, a II Exposição da Prática Educativa. O evento marcou a conclusão do segundo ano do Projeto Escola: Espaço de Acolhimento, Desenvolvimento e Aprendizagem, que tem por objetivo a formação dos profissionais da rede pública de Venda Nova.

Participaram do evento o Diretor Administrativo Financeiro do Instituto Jutta Batista da Silva, Manuel Ademi Freire; o Prefeito, Dalton Perim; e a Secretária de Educação, Maria Cristina Paste Perim. Da parte da Comunidade Educativa CEDAC, estavam presentes: a Coordenadora pedagógica do Projeto, Sandra Medrano, a Coordenadora de Educação Infantil, Maria Beatriz Telles, e a Coordenadora de Artes, Márcia Cirne.

No discurso de abertura da plenária, o diretor do IJBS observou que todas as pessoas envolvidas com a educação no município são responsáveis pela qualidade na formação das crianças e jovens. Em concordância, Maria Cristina Paste Perim ressaltou que o trabalho da Secretaria neste ano “foi mais próximo à escola”, e que a presença ativa dos pais na vida escolar dos filhos é determinante para a qualidade do ensino.

Sandra Medrano iniciou a sua fala com um balanço do projeto. Segundo ela, há duas características do trabalho no município que o tornam especial: o forte envolvimento de todos os participantes no processo, e as diversas ações que ocorrem simultaneamente em dois níveis da educação – Infantil e Fundamental.

 

O Projeto Escola em Números

Participantes diretos: 318 educadores

Participantes indiretos: 3.500 crianças

Formação presencial: 1.952 horas – 8 horas/240 dias

Acompanhamento à distância – 960 horas

 

Aprofundando o debate nos tópicos a serem desenvolvidos em 2012, Beatriz Telles discorreu sobre o currículo na Educação Infantil, destacando os elementos necessários para elaborar um currículo adequado às necessidades de aprendizagem da criança. Ela enfatizou que o documento deve comunicar os conteúdos a serem ensinados, a metodologia de ensino e os tempos de aprendizagem.

Em relação às aprendizagens de artes, Márcia Cirne indagou o público sobre a experiência estética e a possibilidade aprender participando da arte, e sobre linguagem; já Sandra Medrano conceituou a formação de um leitor/escritor. Ambas ressaltaram que o projeto em 2012 deve preparar os profissionais para a formação da Comunidade Educativa CEDAC à distância.

No encerramento, o grupo de contadores de histórias voluntários do município, sob a orientação da formadora Madalena Monteiro, realizou uma apresentação do conto “Espelho Mágico”.

Ao longo da semana, a equipe de profissionais da Comunidade Educativa CEDAC acompanhou a exposição dos trabalhos das crianças em todas as escolas da rede. Nos centros de Educação Infantil, as Comissões de Indicadores de Qualidade, que são compostas por diretores, professores, auxiliares e pais de alunos para avaliar a qualidade da educação das escolas e propor planos de ação para os problemas identificados, também apresentaram os seus trabalhos e resultados.

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