Notícia
Geral - 05/07/2023 00:07:00

Cultivo protegido: seminário em Venda Nova vai impulsionar agricultura local



No dia 10 de agosto, das 17h30 às 21h, no auditório do Senac Venda Nova do Imigrante, será realizado o 1º Seminário sobre Cultivo Protegido. O evento contará com a participação de renomados profissionais do setor agrícola, que compartilharão seus conhecimentos sobre técnicas avançadas de cultivo. A realização é da Prefeitura de Venda Nova, juntamente com o Incaper e o Governo do Estado.

A programação do seminário promete abordar temas relevantes e atualizados. Às 18h20, o engenheiro agrônomo Gustavo Ikeda,  especialista em horticultura tropical, irá falar sobre a instalação de estufas plásticas para cultivo protegido. Em seguida, às 19h, a agrônoma Cintia Bremenkamp, doutora em produção vegetal pelo Incaper Santa Maria de Jetibá, discutirá a nutrição de plantas em cultivo protegido. Por fim, às 19h40, o agrônomo Hélcio Costa, doutor em fitopatologia e pesquisador do Incaper, apresentará informações sobre o manejo integrado de doenças em cultivo protegido.

A realização do seminário é especialmente relevante para a região de Venda Nova do Imigrante. Segundo dados do escritório local do Incaper, o município possui cerca de 300 hectares de cultivos protegidos, equivalente a 300 campos de futebol. Nos últimos cinco anos, houve um aumento significativo de 70% nessa área. A comunidade de São José do Alto Viçosa se destaca na utilização da técnica. Dentre os cultivos protegidos, aproximadamente 60% são de pimentão, 30% de tomate e os outros 10% são divididos entre morango e outras culturas. 

O coordenador do escritório local do Incaper, Evaldo de Paula, destaca os benefícios desses cultivos protegidos, como o aumento da produtividade. “Antes, a média de caixas de tomate por mil pés cultivados ao ar livre era de 350. Agora, com os cultivos protegidos, essa média aumentou para 650 caixas, podendo chegar até 800 caixas em alguns casos”. 

Ele ressalta que os cultivos protegidos proporcionam um microclima ideal, possibilitando um melhor controle de fatores como nutrição e temperatura. Além disso, facilitam o manejo e reduzem a necessidade de pulverização frequente, auxiliando no controle de pragas, entre outras vantagens.

O secretário Municipal de Agricultura, Ivanildo Almeida, destaca que o Seminário oferecerá uma série de vantagens aos produtores. “O evento trará aos nossos produtores uma gama de vantagens, a exemplo da alta produtividade e menor consumo de defensivos por conta da proteção ao tempo, além de conhecimentos sobre as melhores práticas de manejo”.

Realize sua inscrição AQUI.


Fonte: *Foto: Leandro Fidelis
Notícias Relacionadas