Geral - 15/01/2018 16:01:21

Saiba a situação da febre amarela e da dengue em Venda Nova

Situação em relação à febre amarela é estável, enquanto a dengue se mostra uma inimiga perigosa

Cuidados com a dengue devem ser redobrados nessa época do ano - Reprodução
Reprodução

Faz um ano que Venda Nova do Imigrante enfrentou o risco de surto da febre amarela. Com muito trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, toda a população foi vacinada e a ameaça vencida. A situação atual em relação à doença é bem diferente daquela encontrada no início de 2017. Porém, um outro inimigo precisa ser combatido com toda a força: a dengue.

Venda Nova vacinou toda a população contra a febre amarela na campanha do ano passado. Mesmo moradores de outras cidades receberam a imunização aqui. “O Município não fala em surto dessa doença. Esse risco, no momento, é muito baixo, por causa da grande cobertura vacinal que tivemos em 2017. Quem já se vacinou não precisa se imunizar novamente”, explica Tadeu Sossai, secretário municipal de Saúde.

Se a febre amarela não deve ser o principal motivo de preocupação dos vendanovenses na saúde, a dengue exige atenção máxima. “Não tivemos aumento de casos, mas estamos em período chuvoso e temos mosquito transmissor em Venda Nova. Por isso, devemos manter a vigília quanto a água parada”, alerta Tadeu.

Prevenir a dengue é simples. Basta não deixar água parada se acumular dentro de casa e no quintal. Mas essa deve ser uma preocupação de todo vendanovense, uma vez que um único mosquito pode espalhar a doença para um bairro inteiro.

Portanto, ajude a cuidar de você e de todos removendo a água acumulada em plantas e tampando caixas d’água, dentre outras medidas. Veja outras dicas abaixo.

Evitar a dengue é simples e precisa ser um dever de todos - Reprodução/ANS
Reprodução/ANS