Geral - 17/05/2018 16:05:23

Reunião discute situação dos animais de rua

Um comissão foi formada para buscar soluções/Ascom-PMVNI

A situação dos animais de rua ganhou destaque em Venda Nova do Imigrante. Na tarde dessa quarta-feira (16), representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, sociedade organizada e comunidade se reuniram a fim de buscar solução para o problema, que é uma questão de saúde pública. O encontro serviu para conhecer pontos de vista e dar o primeiro passo rumo à melhoria da situação.

A reunião aconteceu na Câmara e as discussões foram sobre como diminuir o número de cães e gatos abandonados. Vários posicionamentos e relatos foram ouvidos e discutidos para chegar à criação de uma comissão, composta por membros dos vários setores presentes e que será responsável por ouvir, discutir e viabilizar soluções.

Uma das alternativas mais comentadas foi a castração. A coordenadora de Vigilância em Saúde, Camila Zandonadi, lembrou que já há diálogo da Prefeitura com uma faculdade que poderia realizar o procedimento. Camila ressaltou, no entanto, que há outras questões que precisam ser levadas em conta, como o pós-operatório.

Membros de vários setores da sociedade participaram - Ascom/PMVNI

Para resolver a questão dos cuidados necessários após a castração, representantes de um grupo voluntário de apoio a animais sugeriu que o procedimento seja feito em etapas, cada uma envolvendo poucos cães, o que permitiria que o grupo se responsabilizasse pela guarda e cuidados até que tivessem condições de serem soltos.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Alexandre Filete, sinalizou a possibilidade de, após aprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, utilizar recursos da pasta de Meio Ambiente, mas destacou que é preciso um plano bem elaborado para que a ideia siga adiante.

A solução depende de todos

Foi consenso entre os vários participantes do debate que a conscientização da população é fundamental. Para isso, foi proposta mobilização dos moradores, além de distribuição de material informativo nas escolas e veiculação de campanhas no rádio e redes sociais.