Geral - 25/09/2019 14:09:34

Nesta quinta (26) tem caminhada pela prevenção ao suicídio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Venda Nova do Imigrante realiza nesta quinta-feira (26) uma caminhada para conscientização sobre a prevenção do suicídio. O objetivo é alertar a comunidade para a necessidade de falar sobre o problema e saber ouvir o pedido de ajuda. Mais de 170 pessoas tentaram tirar a própria vida no Município em um período de cinco anos.

O grupo vai sair da Prefeitura às 7h e seguirá para a unidade de saúde do Bairro Minete. Lá, haverá uma palestra com o tema “suicídio e valorização da vida”, com a membro do grupo Neuróticos Anônimos Maria Aparecida da Silva. “Nós queremos lembrar e envolver a comunidade nesse movimento, pois a melhor forma de prevenir é a conscientização”, comenta Rosária Andreão, enfermeira da SMS.

Em Venda Nova, o assunto é preocupante. De 2014 a 2019, foram notificadas 174 tentativas de suicídio. A maior parte delas, 50, registradas neste ano. O número pode ser ainda maior, uma vez que nem todas as ocorrências chegam à SMS para registro.

No Brasil, o cenário também é de alerta. De acordo com o Ministério da Saúde, foram 106 mil mortes por essa causa de 2007 a 2016. Ainda segundo o Ministério, a taxa chegou a 5,8 por 100 mil habitantes também em 2016. Isso significa que, de cada 100 mil brasileiros, quase seis se suicidaram naquele ano.

Uma cor pela vida

A mobilização faz parte das ações do setembro amarelo, campanha nacional para prevenção do suicídio. Quem tiver camisa ou outra peça de roupa da cor amarela pode usá-la na caminhada para ajudar a chamar a atenção e deixar o movimento ainda mais bonito e significativo.

Serviço:

Caminhada e palestra sobre prevenção ao suicídio

Quando: 25 de setembro, às 7h

Onde: partindo da Prefeitura, passando pela rotatória na BR-262 e seguindo até a unidade de saúde do Bairro Minete.

Para quem: toda a comunidade está convidada