Geral - 25/10/2019 09:10:29

Outubro Rosa já atendeu 764 mulheres em Venda Nova

Cuidados com a saúde da mulher, exames e palestras marcam as ações do Outubro Rosa no município

Cuidados com a saúde da mulher, exames e palestras marcaram as ações do Outubro Rosa em Venda Nova do Imigrante. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da iniciativa privada, já teve a participação de 764 mulheres da sede e do interior. O principal objetivo do movimento é a prevenção do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo de útero, os que mais atingem o público feminino no mundo.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Marise Vilella, em Venda Nova o Outubro Rosa trabalhou a saúde da mulher como um todo. “Com o apoio de diversos parceiros conseguimos levar um atendimento diferenciado às mulheres do nosso município oferecendo além de exames, ações de incentivo ao autocuidado”. Marise ainda reforça “a prevenção é a melhor forma de combater a doença, por isso é muito importante investirmos na conscientização”.

Historicamente as mulheres assumem o papel de cuidar, seja dos filhos, da casa ou da família. Segundo a médica da rede municipal de saúde, Camila Altoé, essa realidade é um pouco diferente quando elas precisam cuidar de si mesmas. “Muitas vezes por medo de descobrir algo mais sério, as mulheres têm medo de procurar atendimento quando percebem alguma anormalidade no corpo”, pontua.

A médica orienta “a melhor forma de combater o câncer é a prevenção. É muito importante a mulher se auto avaliar, realizar os exames de rotina como o preventivo e a mamografia, e sempre buscar atendimento”. Outros fatores importantes que ajudam na prevenção da doença são: hábitos mais saudáveis; alimentação balanceada; exercícios físicos; evitar bebida alcoólica e reduzir o sobrepeso, principalmente após a menopausa.

Além disso, durante todo o mês de outubro foi intensificada a oferta de exames preventivos e das mamas. Quem ainda não fez esses exames tem até dia 31 para realizá-los sem ter que fazer o agendamento prévio, solicitando diretamente no balcão de atendimento da Unidade ou com os agentes de saúde.

Enfeitadas com adereços em tons de rosa, cada Unidade de Saúde desenvolveu o dia D da campanha, momento que contou com palestras, testes rápidos, cortes de cabelo, manicure, massagens, maquiagem, limpeza de pele, sobrancelhas, zumba, música ao vivo, apresentações culturais, entre outros. As ações contaram com o apoio de diversos parceiros. O prefeito Paulinho Mineti marcou presença, visitando todas as unidades durante as ações do Outubro Rosa.

Rede municipal de Saúde oferece apoio à mulheres com câncer

Além de trabalhar com a prevenção do câncer, a rede municipal de saúde de Venda Nova do Imigrante também atua oferecendo suporte aos pacientes que estão em tratamento. Esse é o caso da pedagoga, Adriane Caliman (35), que está em tratamento contra o câncer de mama desde o início de 2019, quando foi diagnosticada com a doença.

Desde o momento da descoberta, a pedagoga teve suporte de profissionais da rede municipal de saúde, em especial dos que atuam na Unidade de Saúde de São João. Lá passou a contar com suporte de psicólogos, nutricionista, médicos, entre outros profissionais.

No dia 09 deste mês a Adriane participou das ações do Outubro Rosa na Unidade de Saúde de São João, compartilhando sua experiência com diversas mulheres. Ao descobrir um nódulo no seio através de exames de rotina iniciou o tratamento logo que teve a confirmação do diagnóstico, passando por sessões de rádio e quimioterapia.

“É muito importante fazermos os exames de rotina, se auto avaliar. Às vezes achamos que acontece só com o outro. Precisamos ter amor próprio e viver o hoje de forma mais saudável, com boa alimentação e exercícios. Isso é fundamental para manter o bom funcionamento do nosso corpo”, diz Adriane.

A pedagoga Adriane Caliman deu seu depoimento durante o Outubro Rosa em Venda Nova, incentivando outras mulheres a se previnirem contra o câncer de mama.

Título: UNIDADE DE SAÚDE DE ALTO CAXIXE

Título:UNIDADE DE SAÚDE VILA DA MATA