Geral - 03/12/2019 15:12:23

Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem membros eleitos

Órgão vai atuar em parceria com setor público e a sociedade na busca pela garantia de cidadania, inclusão e respeito a quem tem deficiência

Foto: Ascom/PMVNI

Aconteceu na manhã desta terça-feira (03) a eleição dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped). O Conselho vai trabalhar em parceria com os órgãos públicos e a sociedade na busca pela garantia de cidadania, inclusão e respeito a quem tem deficiência. O trabalho do Comped, no entanto, vai beneficiar toda a comunidade.

Os 18 membros foram eleitos em assembleia geral realizada na Apae. Metade dos conselheiros é da área governamental – servidores das secretarias municipais e vereadores. Os outros nove participantes estão divididos entre representantes da Apae e pais ou responsáveis por pessoas com deficiências de vários tipos.

Foto: Ascom/PMVNI

A representatividade do Comped não está apenas no seu quadro de membros. “Esse conselho vem para representar todas as pessoas com deficiência. Quando eu dou acesso a uma calçada, eu não dou acesso apenas a essas pessoas, mas a toda a comunidade. É lógico que o ponto principal será a garantia de direitos da pessoa com deficiência às políticas públicas. Mas, quando trabalhamos essa questão, trabalhamos também para uma sociedade inclusiva, para que todos se beneficiem dela”, comentou Maria de Lourdes Fiorido, presidente da Apae, na abertura da assembleia.

Para o prefeito Paulinho Mineti, que participou da solenidade, a implantação do Comped é um caminho para a construção de uma sociedade com mais igualdade. “Nós pedimos que os conselheiros nos ajudem a mostrar até onde podemos ir, o que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida, a acessibilidade e dar cidadania e dignidade para essas pessoas tão especiais e que precisam. Não podemos medir esforços para fazer o que melhor que pudermos”, defendeu Paulinho.

Foto: Ascom/PMVNI

A eleição da diretoria do Comped vai acontecer em assembleia futura. Com o primeiro passo já caminhado, a expectativa é de mais inclusão. “É um momento voltado para o trabalho de equipe. Nosso principal objetivo é ouvir, atender e explanar as potencialidades de nossas crianças, adultos e idosos com deficiência, seja ela qual for. Que sejam respeitadas as pessoas caracterizadas com o rótulo de deficiente, mas que, na verdade, somos todos, cada um dentro de suas potencialidades, responsáveis por nosso caminho em busca de respeito à dignidade humana”, disse Fabíola Falqueto, secretária de Assistência Social, na reunião.

Conheça os membros titulares e suplentes do Comped:

MEMBROS DA ÁREA GOVERNAMENTAL

Secretaria Municipal de Assistência Social