Geral - 18/12/2019 13:12:19

Combata o mosquito: mobilização nacional será no dia 20

População deve redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convoca à população em geral para participar, nesta sexta-feira (20), da mobilização nacional pelo combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya - doenças que podem gerar enfermidades como microcefalia e guillain- barré.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Marise Vilella, a equipe da Saúde vai realizar uma panfletagem no comércio e nas ruas de Venda Nova para sensibilizar a população sobre os perigos das doenças. “Só com o empenho de todos é possível eliminar os focos do mosquito e consequentemente evitar as doenças”, reforça.

A secretária ainda alerta que o período do verão é o mais propício à proliferação do Aedes aegypti devido as chuvas e a temperatura mais elevada. “Pedimos a população que redobre os cuidados nesse período eliminando possíveis criadouros do mosquito”, diz Marise.

Denuncie focos do Aedes aegypt

Em situações em que o morador não puder eliminar o foco do mosquito, em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada. É só entrar em contato com o setor de Vigilância Ambiental de Saúde pelo telefone (28) 3546-3930.

Cuidados para evitar focos do mosquito

-Tampe os tonéis e caixas d’água;

-Mantenha as calhas sempre limpas;

-Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

-Mantenha lixeiras bem tampadas;

-Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

-Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

-Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

-Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

-Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

-Limpe ralos e canaletas externas;

-Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

-Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

-Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Combata o Mosquito

Data: 20/12 (sexta-feira)