Geral - 20/04/2020 19:04:37

Coronavírus: 8 casos confirmados; Sala de Situação define ações

Equipe com representantes de várias entidades se reuniu para definir próximos passos

Grupo se reuniu inclusive no fim de semana e feriado - Ascom/PMVNI

A Sala de Situação montada pela Prefeitura de Venda Nova do Imigrante para enfrentamento do coronavírus se reuniu novamente nesta segunda-feira (20) para tratar das ações no combate da pandemia. O prefeito Paulinho Mineti presidiu o encontro, que contou com a presença de representantes de vários setores. O Município vai seguir as determinações do Governo do Estado quanto às medidas de funcionamento de empresas e instituições.

As reuniões da equipe da Sala de Emergência têm sido praticamente diárias. A mais recente aconteceu na tarde de hoje. Membros do Poder Executivo Municipal, da CDL, do Conselho Municipal de Saúde e responsáveis por igrejas estiveram presentes. No encontro, foi decidido que Venda Nova do Imigrante vai acompanhar, sem alterações, as medidas tomadas pelo Governo por meio do Decreto 4636-R, publicado também nesta segunda-feira.

Com a decisão de seguir na íntegra o decreto estadual sem acrescentar restrições, a Prefeitura se alinha ao Estado na definição das atividades que podem ser retomadas e das que seguem suspensas, bem como as medidas de prevenção e contenção da transmissão. Essas medidas são determinadas de acordo com o Mapa de Risco criado pelo Governo.

Pela classificação desse Mapa, Venda Nova do Imigrante se enquadra na categoria “risco baixo”. Porém, o Mapa de Risco é atualizado às sextas-feiras e, considerando os novos casos positivos divulgados nesta segunda pela Prefeitura, o Município deverá ser enquadrado na faixa de “risco moderado” e, desde já, a Administração Municipal vai adotar as medidas previstas para as cidades desta faixa de risco (confira abaixo).

Reunião desta segunda definiu medidas alinhadas com o Governo do Estado - Ascom/PMVNI

De acordo com o decreto 4636-R, enquanto durar o Estado de Emergência no Espírito Santo, seguem suspensos os eventos com presença de público que envolvam aglomeração de pessoas. Também continuam suspensas as aulas e o funcionamento de cinemas, academias de esporte, bares, e a visitação a parques, além de outros casos mencionados no decreto. As medidas para evitar aglomerações nos estabelecimentos como supermercados, padarias e farmácias também continuam valendo. Os templos religiosos têm autonomia para colocar em prática ações a fim de evitar concentração de fiéis e a exposição dessas pessoas a riscos.

Medidas em sintonia

O Mapa de Risco criado pelo Governo do Estado prevê ações de acordo com a situação dos municípios quanto ao número de casos. Venda Nova está na categoria “risco baixo”, mas vai mudar para a faixa de “risco moderado” quando a Secretaria de Estado da Saúde atualizar o Mapa com os novos casos confirmados divulgados pela Prefeitura no boletim desta segunda (20).

Confira quais são as medidas previstas para a categoria “risco moderado” e que serão adotadas por Venda Nova do Imigrante:

Nível de Risco:

Moderado

Resposta:

Atenção

Medidas Sociais

- Orientação/conscientização para isolamento social e distanciamento social (DISK Aglomeração).

- Orientação/conscientização para adoção de medidas de proteção (máscaras e higiene).

- Abordagem às pessoas para orientação.

- Comunicação social, por meio de rádio, carros de som e outros.

- Recomendação para que pessoas dos grupos de risco permaneçam em isolamento total.

- Instalação do Sistema de Comando de Operações e centro de comando em saúde, conforme previsto na portaria.

- Os Municípios deverão editar recomendações quanto ao isolamento social com intervenção local.

- Determinação às pessoas para uso de máscaras fora do ambiente residencial.

- Monitoramento de casos suspeitos e infectados.

Medidas para estabelecimentos comerciais, galerias e centros comerciais

- Funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais com medidas qualificadas de 1 cliente por 10 m2, obrigatoriedade de uso de máscaras para funcionários, distanciamento social em filas, funcionamento entre 10h e 17h nos municípios com menos de 70 mil habitantes e, para Municípios com mais de 70 mil habitantes,  adoção de dois turnos de funcionamento, que deverão ser objeto de regulamento expedido pelo respectivo Município.

- Galerias e centros comerciais devem funcionar com 50% (cinquenta por cento) da ocupação (1 pessoa por 14 m2).

- Funcionamento dos estabelecimentos comerciais com a obrigatoriedade de uso de máscaras por funcionários e clientes e a adoção de dois turnos de funcionamento em municípios acima de 70 mil habitantes, que deverão ser objeto de organização do Município.

- Lojas em galerias e centros comerciais devem funcionar em apenas um dos dois turnos previstos.

Medidas Transporte Público Coletivo

- Intensificação da limpeza interna dos ônibus.

Medidas Limites Municipais

- Implantação de barreira sanitária, pela autoridade municipal, nos limites dos Municípios.

- Implantação de barreira sanitária nas rodoviárias.

Tabela conforme Anexo II da Portaria 068-R da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)