Geral - 29/04/2020 15:04:13

Barreiras sanitárias começam a funcionar em Venda Nova

O objetivo é conscientizar e tirar dúvidas de motoristas e passageiros sobre o coronavírus

Agentes de saúde e servidores da Educação foram capacitados para atuar - Ascom/PMVNI

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, em parceria com a Polícia Militar, instalou barreiras sanitárias nos principais acessos ao Município. O objetivo é conscientizar e tirar dúvidas de motoristas e passageiros sobre a prevenção ao coronavírus. Quem tiver sintomas, será encaminhado para as unidades de saúde.

A mobilização começou nesta quarta-feira (29) e não tem data para terminar. Uma das barreiras está montada em frente à rodoviária e outra será instalada em local que será definido nesta tarde. “É um trabalho de orientação sobre como se proteger, mas também coletamos informações a respeito da situação de saúde da pessoa e encaminhamos para atendimento quando necessário”, explica Marise Vilela, secretária Municipal de Saúde.

Polícia Militar é parceira e colabora com o trabalho - Ascom/PMVNI

Os passageiros de cada veículo parado são orientados e tiram dúvidas. Depois, seguem caminho e multiplicam o conhecimento adquirido. Para colocar em prática as barreiras, as agentes de saúde foram mobilizadas e contam com apoio de servidores da Secretaria Municipal de Educação. Todos foram capacitados por enfermeiros da Saúde.

Mobilização em várias frentes

As barreiras sanitárias são um importante meio de prevenção, mas a Prefeitura de Venda Nova tem realizado várias outras ações de combate ao coronavírus. Há campanhas informativas em rádio, carro de som, site oficial e redes socais. A Defesa Civil Municipal também tem feito grande trabalho de conscientização e orientação, inclusive durante fins de semana e à noite.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil vendanovense, Woelpher Pierângelo de Freitas Bárbara, já foram atendidas mais de 8 mil pessoas, com medidas de conscientização, nos comércios, igrejas e nas ruas.

Defesa Civil já realizou mais de 8 mil atendimentos desde o início das medidas de prevenção - Ascom/PMVNI