Geral - 12/05/2020 13:05:49

Pesquisa vai levantar dados sobre coronavírus em Venda Nova

Serão colhidas informações e realizados testes rápidos para detecção de anticorpos do vírus

Começa nesta quarta-feira (13) em Venda Nova do Imigrante a pesquisa do “Inquérito Sorológico”, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em parceria com a Prefeitura. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde vão percorrer o Município coletando informações e realizando testes rápidos para detecção de anticorpos do coronavírus. As residências visitadas serão selecionadas por sorteio.

Venda Nova será um dos 19 municípios participantes desta etapa do projeto. “O participante responderá uma pesquisa e serão coletadas duas gotas de sangue para um teste rápido que fornecerá o resultado entre 10 a 15 minutos. O teste vai verificar se essa pessoa já entrou ou ainda não entrou em contato com o coronavírus” explica o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

As informações coletadas vão abastecer uma base de dados que serão estudados de modo a contribuir no planejamento das ações de combate à Covid-19. “Teremos um panorama epidemiológico de como a doença se espalhou e quantas pessoas já foram infectadas e ajudará planejar ações de combate à epidemia com mais ou menos restrições à aglomeração e movimentação de pessoas”, completa o subsecretário.

A Secretaria Municipal de Saúde está dando todo o apoio para colocar em prática a ação. "É muito importante para conhecermos melhor a situação dessa doença em nosso Município. Nossos servidores já foram capacitados e iniciam amanhã cedo o trabalho de campo, levantando as informações", explica Marise Vilela, titular da pasta.

Se sua residência for selecionada para visitação, receba bem os agentes censitários. Eles trabalham pela sua saúde. Os profissionais estarão identificados com crachá e utilizando roupas de segurança. A primeira etapa do Inquérito Sorológico vai até a sexta-feira (15). Depois, Venda Nova será visitada novamente na terceira fase da pesquisa, que vai acontecer de 17 a 19 de junho.

Para mais detalhes, clique aqui.