Geral - 09/06/2020 15:06:11

Biblioteca se adapta e incentiva leitura na quarentena

As medidas preveem higienização e quarentena de livros, permitindo que eles sejam emprestados

Medidas permitem que população continue emprestando livros durante a quarentena

O isolamento social, recomendado neste momento de pandemia, pode ser uma oportunidade para adquirir novos hábitos, como a leitura, por exemplo. Com o objetivo de colaborar com a comunidade durante a quarentena, a Biblioteca Municipal Professor Benito Caliman adotou novos protocolos sanitários para garantir a segurança de usuários e servidores. As medidas preveem higienização e quarentena de livros, de até 6 dias, para que o exemplar seja novamente disponibilizado para empréstimo.

Devido à pandemia o atendimento presencial ao público da Biblioteca Municipal, que é ligada à Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, está suspenso, sendo realizado por telefone. Por meio do número (28) 3546-3950, os usuários podem entrar em contato com a Biblioteca e solicitar o empréstimo de livros do acervo municipal que ultrapassa 20 mil exemplares em diversas áreas.

Pelo telefone o usuário pode solicitar a busca de exemplares e agendar um horário para pegar o livro escolhido. O empréstimo tem duração de 07 dias, podendo também ser renovado pelo telefone da Biblioteca. Podem ser emprestados três livros e cinco gibis por vez. O horário de funcionamento é das 07h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Medidas de segurança adotadas

Quando o livro é devolvido à Biblioteca, fica de um dia para o outro reservado em um local específico. Após esse período vai para uma estante onde permanece por mais seis 6 dias. Só após esse processo o exemplar é higienizado e então volta para o acervo, podendo ser novamente emprestado para os usuários.

As medidas de segurança foram baseadas em orientações da Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas, que também prevê a utilização de Equipamentos de Proteção Individual pelos servidores.

A técnica de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Venda Nova, Renata Negri, visitou a Biblioteca para fornecer os EPIs, como as luvas que devem ser utilizadas no recebimento e contato com os livros devolvidos, e auxiliar as servidoras nos protocolos.

Equipamentos de proteção individual (EPIs) foram entregas pela técnica em medicina do trabalho

Novos cadastros

Quem ainda não possui cadastro na Biblioteca pode solicitar o mesmo pelo telefone e encaminhar os documentos por e-mail. É necessário apresentar cópia da identidade ou carteira de motorista, além de um comprovante de residência. Os interessados podem utilizar o celular para tirar uma foto dos documentos e encaminhar para o e-mail biblioteca@vendanova.es.gov.br

Biblioteca Municipal Professor Benito Caliman