Notícia
Geral - 13/04/2021 00:04:00

Secretaria de educação promove cursos de capacitação aos professores

Encontros aconteceram online com professores e pedagogos do Município


A Secretaria de Educação de Venda Nova do Imigrante, nas últimas semanas, realizou cursos formativos para professores e pedagogos do Município. Com tema “Alfabetização com Evidências Científicas”, os encontros foram realizados de forma virtual. A formação é uma ação do setor AEE (Atendimento Educacional Especializado) que foi realizada em 2 semanas.

Nos encontros, referentes aos pressupostos da abordagem fônica na alfabetização, os professores da sala de aula regular, os professores da sala de recurso do AEE e pedagogos das séries iniciais do Ensino Fundamental tiveram contato com evidências científicas acerca do processo de aprendizagem das crianças, de forma que, com esse embasamento, pudessem definir quais melhores propostas didáticas de alfabetização devem ser aplicadas em sala de aula.

De acordo com a Secretária de Educação Sirlene Mazocco, o curso incialmente, foi pensado para o público alvo do AEE. “A proposta foi tão bem aceita pelos profissionais no primeiro dia de curso, que vimos a necessidade de ampliar o curso, abrangendo mais professores e pedagogos, de forma a capacitar esses profissionais para que eles possam entender como é o processo de aprendizagem dos alunos com deficiência e crianças com dificuldade de aprendizagem. Anteriormente foi pensado em um encontro, mas estendemos a proposta para mais dias.” Relata a secretária.

Já o encontro com o tema “Momento Formativo - Caderno de Experiências”, foi um momento único, em que o público-alvo foram as professoras do AEE da Educação Infantil e as pedagogas das Emeis de 3 a 5 anos. O objetivo foi fazer uma análise das propostas do “Caderno de Experiências” da Educação Infantil, bem como compartilhar ideias e vivências. Durante o encontro, também foram feitas orientações, pela equipe da Coordenação Pedagógica do AEE aos profissionais em relação às adaptações que devem ser feitas dessas propostas.  

Atendimento Educacional Especializado

Segundo o MEC, AEE (Atendimento Educacional Especializado) é uma modalidade de ensino que tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a participação do aluno na rotina escolar, considerando sempre suas necessidades específicas.

O município atende, atualmente, 53 estudantes considerados, de acordo com o MEC, o público-alvo do AEE que são os alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial; transtornos globais do desenvolvimento; altas habilidades e superdotação. Porém, o atendimento educacional especializado vai além, abrangendo também os estudantes com DPAC, dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, TDAH e outros transtornos, que por legislação, não frequentam as salas de recursos do AEE, mas que, para aprenderem os conteúdos escolares, precisam de adaptações curriculares, um dos pressupostos da inclusão.

 

Fonte:
Notícias Relacionadas