Geral - 20/06/2022 00:06:00

ATLETA DE KICKBOXING DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE DISPUTARÁ MUNDIAL NA ARGENTINA

Atleta de Venda Nova do Imigrante brilhando em campeonato brasileiro. Tatiane da Vitória, foi campeã nas duas modalidades que disputou no Campeonato Brasileiro de Esportes de Contato, realizado no último mês de maio em Mariana, em Minas Gerais. Com as duas vitórias, Tatiane disputará o mundial, em Buenos Aires, na Argentina.

A atleta pratica o kickboxing há 5 anos e colhe resultados muito rapidamente. Com 15 lutas de kickboxing, tem apenas uma derrota. E agora, estreando na modalidade boxe, com apenas 5 lutas, já possui o título de campeã brasileira.

De acordo com Tatiane, ela estava treinando em uma academia, quando chamou a atenção do seu atual treinador, o “Kid, que a convidou para participar de uma aula de demonstração de luta. Aceitando o convite, Tatiane se descobriu no esporte e nunca mais largou, e treinando em até três períodos durante o dia transformou-se na atual Campeã Estadual e Brasileira de kickboxing de sua categoria.
A primeira luta de Tatiane foi no Estado do Rio de Janeiro, na Copa Estadual. A atleta venceu a disputa e se classificou para a próxima fase, com a vitória e inscrições em diversos campeonatos, Tatiane filiou-se em duas Confederações: A Confederação Brasileira de KickBoxing (CBKB), que garante vaga no Mundial e Olimpíadas, e a Federação Capixaba de Esportes de Contato (FECAP-EC), que permite a participação do atleta nas competições Sul-Americanas, que garantiu a classificação de Tatiane no campeonato mundial.

Não existe receita pronta para a vitória, o caminho para o sucesso, de acordo com a atleta, é uma “estrada árdua e cheia de desafios”. “É tudo resultado de muita força de vontade e desejo de vencer. São muitas horas de treino diário, vida regrada em exercícios e dietas, viagens cansativas e muito desgaste físico e psicológico”, afirma.

Tatiane tem como objetivo lutar o campeonato mundial em dezembro deste ano e poder participar das Olimpíadas de Paris, em 2024. Para isso, também participará do pan-americano em novembro, que serve uma seletiva para as olimpíadas.

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, tem incentivado a atleta na prática do esporte e na participação nas competições. “O meu maior incentivo pra poder chegar nesses bons resultados vem da Prefeitura. Sozinha eu não teria como conseguir tanto êxito. Eles têm me proporcionado esse apoio com transporte, me ajudando a conseguir o Bolsa Atleta, pra tentar facilitar meu percurso. A Prefeitura de Venda Nova inclusive me deu a oportunidade de participar do Sul-Americano do ano passado, onde eu consegui a classificação para o Pan-Americano deste ano. Esse incentivo tem dado resultado, bons resultados!”

De acordo com o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti “Nós acreditamos no poder transformador de vidas que o esporte tem, e é uma honra pra Venda Nova, ter uma atleta tão dedicada. Atleta que hoje representa não só nosso Município, mas também nosso Estado e nosso país.”

Esporte ajudou Tatiane a superar depressão
Tatiane deixa um recado para quem tem vontade de praticar esportes, mas tem algum receio: “Pratiquem esporte, independente do esporte que escolham, eu sempre incentivo para que façam essas atividades. Por exemplo, tenho alunos que tinham um quadro de síndrome de pânico, tinham problemas com ansiedade e tudo mais, e o esporte as ajudou a superar esses problemas. Eu mesma, quando comecei a praticar o kickboxing, estava com depressão na época. O esporte realmente me ajudou em muitos sentidos, os benefícios são infinitos.