Geral - 28/07/2022 00:07:00

O futuro está aqui: Prefeitura de Venda Nova do Imigrante focada em tornar o Município uma Cidade Inteligente

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante está focada em tornar o Município uma cidade moderna e inovadora que adota alternativas com o objetivo de oferecer mais serviços com a garantia de qualidade e agilidade à população, sem abrir mão da preservação do meio ambiente. Com esse propósito, está estruturando parceria públicos-privadas através do projeto ES Inteligente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

As parcerias são oportunidades de alavancar os investimentos no Município, criando incentivos para negócios locais. Com a execução do programa, a administração pública municipal ganha suporte para a estruturação e o desenvolvimento de estudos de viabilidade técnica, modelagem licitatória, e de assessoria integral para projetos de concessões públicas e parcerias público-privadas (PPP). Em Venda Nova do Imigrante os estudos de viabilidade técnica começaram em março de 2022 e estão prestes a ficarem prontos. A partir daí, após análise documentária, acontecerão as licitações.

A administração pública pretende viabilizar as parcerias nas áreas de: energia fotovoltaicas, implantação, suporte e manutenção da infraestrutura de telecomunicação como internet wifi em praças e pontos de ônibus e videomonitoramento. De acordo com o prefeito de Venda Nova, Paulinho Mineti, o programa surge como execução das propostas do plano de governo da gestão. “O nosso plano de governo tem uma visão inovadora da gestão pública. O programa que está avançando em nosso Município é prova de nosso compromisso em tornar Venda Nova uma cidade inteligente”.

A secretária municipal de administração, Marilene Giori, afirma que o Município foi um dos últimos do Estado a realizar a adesão ao projeto, mas foi o primeiro a entregar o levantamento de dados necessários. “Nós tínhamos o prazo de 6 meses para realizar a entrega de levantamento de dados, e entregamos em 2 meses. A equipe de servidores da Prefeitura foi muito eficiente e agilizou todo o processo!” destaca.

As parcerias público-privadas e as concessões são modelos de contratação que atuam há pouco mais de uma década no Brasil, como alternativa para viabilizar investimentos em infraestrutura e qualificar os serviços de interesse da população. Uma grande vantagem de um contrato de parceria é o ganho de eficiência para viabilizar obras de interesse público, com pagamentos públicos sempre condicionados à qualidade do serviço e o compartilhamento de riscos entre os parceiros.