Geral - 28/11/2022 00:11:00

SERVIDORES DA PREFEITURA DE VENDA NOVA PARTICIPAM DE CURSO DE CAPACITAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR NESTA SEXTA (25)

Com o propósito de garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores do Município, os servidores da Vigilância Epidemiológica e da Segurança do Trabalho da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante participam nesta sexta-feira (25), de curso estadual de capacitação “Análise de situação de saúde do trabalhador” e “ASST e sua importância para elaboração de políticas públicas.”
O curso foi ministrado no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que fica na sede da Prefeitura de Venda Nova, e contou com a participação de representantes de diversos municípios do Estado.

Lucas Vitor, enfermeiro técnico da vigilância epidemiológica da Prefeitura de Venda Nova, pontua que “a capacitação gera qualificação dos servidores para formular ações de políticas públicas voltadas para a saúde do trabalhador a nível municipal, abrangendo trabalhadores públicos, privados e autônomos.”

A técnica em segurança do trabalho da Prefeitura, Renata Negri, destaca a participação dos municípios da região serrana na capacitação. “O evento teve como objetivo alinhar as informações com os responsáveis técnicos de toda a região quanto ao levantamento do quadro de notificações. Deste modo, é possível estabelecer planos de ação para prevenir acidentes de trabalhos, focando em estatísticas passadas para parear com mais exatidão o presente e futuro”, afirma.

A realização e organização do curso é competência da referência técnica, do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA), e é destinado às vigilâncias regionais em saúde dos Municípios, o núcleo, também age na implementação das ações referentes à saúde do trabalhador, de acordo com a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), Portaria de Consolidação Nº 2/2017- MS.