Geral - 28/12/2023 00:12:00

Doação de mudas e calcário pela Prefeitura de Venda Nova incentiva o desenvolvimento agrícola

Na última sexta-feira (22), a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou uma iniciativa para impulsionar o desenvolvimento agrícola local: a distribuição de calcário agrícola e mudas de café e pupunha para renovar e fortalecer as atividades agrícolas no município.

No evento ocorrido no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, foram distribuídas 150 mil mudas de café e 50 mil mudas de palmito pupunha, financiadas pelos recursos próprios da Prefeitura. Além disso, 3.000 sacas de calcário foram disponibilizadas, resultado de uma emenda impositiva.

A entrega das mudas e do calcário consolida-se como a mais expressiva doação desse tipo nos últimos anos em Venda Nova. A iniciativa visa não apenas a renovação das lavouras, mas também a implantação de novas áreas produtivas, potencializando a melhoria da produção agrícola no município.

Durante o evento, o extensionista do escritório local do Incaper, Eldelon Pereira, compartilhou conhecimentos em uma palestra sobre a utilização eficaz do calcário para o desenvolvimento de plantações em geral. O momento de aprendizado reforçou o comprometimento com a disseminação de boas práticas agrícolas, enriquecendo a experiência dos agricultores locais.

O secretário Municipal de Agricultura, Leonardo Cesconetto, destacou a relevância do Programa de Doação de Mudas e Calcário. Ele enfatizou que essa ação não apenas contribui para a renovação das lavouras e o aumento da produção, mas também propõe o cultivo da pupunha como uma segunda alternativa de renda, além de incentivar o reflorestamento em áreas de Preservação Permanente (APP).

A doação de calcário, essencial para corrigir o pH do solo e promover o aprimoramento das plantas, demonstra o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento sustentável da agricultura local.

O Programa de Doação de Mudas e Calcário não apenas fornece recursos, mas também semeia oportunidades, abrindo caminho para um futuro mais promissor e produtivo em Venda Nova. A união de esforços entre poder público e agricultores é fundamental para cultivar não apenas a terra, mas o potencial e o crescimento de toda a comunidade.

Fonte: *Fotos: Axl Viana/AssCom PMVNI