Notícia
Geral - 07/01/2026 16:01:00

Prefeitura de Venda Nova intensifica ações de prevenção à dengue e reforça alerta à população

Campanhas educativas, visitas domiciliares e mobilização do comércio fazem parte das ações de conscientização



A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Setor de Endemias, tem intensificado desde o final de 2025 as ações de orientação e prevenção à dengue em todo o município. O trabalho ganhou ainda mais relevância neste período marcado por chuvas recorrentes, condição que favorece o acúmulo de água parada e, consequentemente, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Entre as ações desenvolvidas estão as visitas domiciliares realizadas pelos agentes de combate a endemias, que orientam os moradores, realizam inspeções nos imóveis e identificam possíveis focos do mosquito. O objetivo é conscientizar a população de que atitudes simples, incorporadas à rotina, são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. 

No fim de 2025, a mobilização foi ampliada com ações educativas no comércio local, incluindo a distribuição de panfletos informativos e a exposição de larvas do mosquito capturadas durante apenas uma semana de inspeções no município. A iniciativa chamou a atenção da população ao permitir que as pessoas visualizassem de perto como são as larvas do Aedes aegypti, reforçando a importância da eliminação dos criadouros.

Outra estratégia utilizada no Município são as “Ovitrampas”, armadilhas simples, com um pote preto, água e uma paleta de madeira, usadas para monitorar e controlar o mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya), coletando seus ovos em áreas urbanas, ajudando o setor de endemias a mapear focos e direcionar ações de combate, sendo uma ferramenta eficaz e não prejudicial à saúde.  

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a prevenção depende do envolvimento de todos. Medidas como manter caixas d’água bem fechadas, não acumular entulho, eliminar água de pratos de plantas, limpar calhas, descartar corretamente o lixo e guardar pneus em locais cobertos fazem toda a diferença no combate ao mosquito.

Além disso, a orientação é que, ao apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar ou manchas vermelhas na pele, a população procure imediatamente uma unidade de saúde do município para avaliação e acompanhamento adequados.



Fonte:
Notícias Relacionadas