Notícia
Geral - 19/12/2018 17:12:05

Crianças reciclam e criam em escola vendanovense

Reciclar e Criar. Esta foi a iniciativa da EMEI Vovó Elvira que envolveu crianças, profissionais e familiares do distrito de São João de Viçosa

Crianças cuidando da horta no pátio externo da EMEI Vovó Elvira - Ascom/PMVNI
Crianças cuidando da horta no pátio externo da EMEI Vovó Elvira - Ascom/PMVNI

 

Reciclar e Criar. Esta foi a iniciativa escolar que envolveu crianças, profissionais e familiares do distrito de São João de Viçosa. Durante o ano, a EMEI Vovó Elvira levou para o dia a dia dos alunos o cultivo da horta, a reciclagem, a revitalização do ambiente escolar, dentre outras atividades. Tudo feito com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), comunidade escolar, voluntários e comerciantes locais.

O objetivo era trazer elementos do dia a dia para a conscientização ambiental dos pequenos estudantes fora da sala de aula. Como a escola possui dois pátios, o trabalho foi dobrado. “Pensamos em um projeto que abrangesse a comunidade em que estamos inseridos. Aqui observamos o descarte de lixo inadequado e pensamos em fazer algo de diferente atrelando à aprendizagem das crianças” explica Glauciqueli Brambila Bernabé, pedagoga da instituição.

 

Todos os pneus foram reciclados para revitalizar o ambiente da escola - Ascom/PMVNI
Todos os pneus foram reciclados para revitalizar o ambiente da escola - Ascom/PMVNI

 

Para isso, a iniciativa contou com a ajuda de pais, avós, comerciantes locais, conselho escolar, profissionais da instituição, da Semec e principalmente das serventes. Uma tarefa feita a muitas mãos. “Todos tiveram o prazer de estar aqui com a gente colocando a mão na massa, trazendo material, dando sugestões, trazendo e fazendo brinquedos, como chocalhos, petecas e pincéis para pintura” destaca Maria Perpétua Seraphin Cunha, diretora da escola.

 

Revitalização do ambiente escolar recebeu doação e ajuda de toda a comunidade escolar - Ascom/PMVNI
Revitalização do ambiente escolar recebeu doação e ajuda de toda a comunidade escolar - Ascom/PMVNI

 

O projeto institucional renovou o ambiente escolar por meio da reutilização de garrafas descartáveis, pallet, pneus, carriolas, mudas de plantas e árvores, dentre outros. A EMEI Vovó Elvira ganhou novas paisagens e visuais. O importante é que cada pedacinho da escola teve a participação de muitos voluntários, favorecendo o ambiente de estudos e aprendizados das crianças vendanovenses, em especial, sobre os cuidados com a natureza.

“Percebemos que o envolvimento da comunidade escolar no contexto educacional da instituição, fez a diferença. Quem sai ganhando são nossos pequeninos que, observando bons exemplos, tendem a reproduzi-los no futuro, transformando o meio em que vivem” declara Fábio Altoé, secretário de Educação e Cultura.

 

Além do pátio externo

São mais de 80 crianças e todas foram abraçadas pela iniciativa. A escola buscou trazer novidades e novas formas de experiências para o aprendizado dos pequenos estudantes. Com isso, além da revitalização do ambiente escolar, há a manutenção da horta orgânica desde 2017.

A criançada planta, colhe e saboreia verduras e legumes da própria horta da escola. Além disso, os familiares abraçam a iniciativa e ajudam na manutenção. “Os pais relatam que os hábitos de ingestão de frutas e verduras em casa vêm aumentando com a iniciativa da horta, pois não fica só aqui, nós levamos para a sala de aula, eles plantam e colhem, favorecendo uma alimentação saudável” acrescenta Glauciqueli.

O projeto Reciclar e Criar chegou até o espírito do Natal. Na decoração da escola, os próprios pais mandaram, pelos bebês e crianças, bolinhas e outros enfeites natalinos que não eram mais usados em seus lares. E na mobilização de fim de ano, foi encontrado um sofá que antes era lixo, mas nas mãos dos profissionais da escola foi transformado para embelezar ainda mais a entrada da instituição.

Fonte: Ascom/PMVNI
Notícias Relacionadas