Notícia
Geral - 20/12/2021 00:12:00

IBGE contratará 29 pessoas para vagas em Venda Nova do Imigrante

Confira os editais completos



O IBGE abriu nesta quarta-feira (15) as inscrições do processo seletivo para contratação temporária na coleta de informações do Censo Demográfico 2022. Em Venda Nova do Imigrante serão ofertadas 28 vagas temporárias para Agente Censitário e Recenseador e 1 para Agente Censitário de Administração e Informática. As inscrições vão até o dia 29 de dezembro para os cargos de agente censitário e recenseador e 10 de janeiro para o cargo de agente censitário de administração e informática.




Áreas de trabalho do recenseador

Na seleção para recenseadores, os candidatos devem escolher, no ato da inscrição, a área em que desejam trabalhar. Essas áreas podem corresponder a um ou mais bairros, ou a comunidades. A ideia é que os moradores dessas áreas se inscrevam no processo seletivo para poderem atuar nas imediações de suas residências. Assim, o IBGE contará com recenseadores ambientados a sua região de trabalho.

Como os recenseadores são remunerados por produtividade, o IBGE preparou um simulador online, que calcula quanto o profissional vai receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais

IBGE preparou apostila para a prova de recenseador

Os candidatos a recenseador serão selecionados por uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos. A prova será aplicada no dia 27/03/2022. “O conteúdo a ser cobrado na prova está detalhado no edital. Disponibilizamos também uma apostila de conhecimentos técnicos, preparada pelo IBGE, para que o candidato obtenha os conhecimentos necessários para responder as questões sobre a operação censitária. A apostila e o Código de Ética do IBGE estão disponíveis no site da FGV”, afirma Bruno Malheiros, coordenador de Recursos Humanos do IBGE.

Os candidatos aprovados na primeira etapa receberão um treinamento presencial e à distância, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco dias e carga horária de oito horas diárias. Os candidatos que tiverem no mínimo 80% de frequência no treinamento receberão uma ajuda de custo para transporte e alimentação. As contratações ocorrem logo em seguida.

Confira os editais abaixo:



Fonte:
Notícias Relacionadas