Notícia
Geral - 12/07/2022 00:07:00

PREFEITURA DE VENDA NOVA E DEFESA CIVIL FAZEM ALERTA PARA RISCOS DE QUEIMADAS



O tempo seco com baixa umidade relativa do ar e a menor incidência de chuvas neste período de estiagem, são fatores que contribuem de forma agravante para a incidência de queimadas tanto na zona rural quanto urbana. Por essa razão, a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Defesa Civil, alerta toda população para que não provoquem queimadas e reforça o apelo para que não coloquem fogo em lixo, terrenos, e também em pastos na zona rural.

Além do risco causados pela propagação do fogo, as queimadas também proporcionam perigos para o meio ambiente como: a desertificação ambiental, contaminação de águas superficiais e subterrâneas e mudança da temperatura e umidade do solo. Para a saúde dos munícipes, as queimadas são extremamente nocivas, pois podem causar intoxicação e problemas respiratórios, além de trazer riscos a vida de animais e pessoas.


A realização de queimadas gera consequências para o meio ambiente, dentre elas as principais são:
Alterações no equilíbrio dos ecossistemas;
Desertificação ambiental;
Mudança da temperatura e umidade do solo;
Destruição de fauna e flora;
Diminuição da biodiversidade;
Emissão de gases poluentes;
Piora na qualidade do ar;
Contribui para o aumento da poluição do ar;
Intensifica o efeito estufa e o aquecimento global.


A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Defesa Civil, lembra ainda, que provocar queimadas sem autorização é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, em seu artigo 54, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais ou destrua a flora.

Fonte:
Notícias Relacionadas