Notícia
Geral - 18/03/2025 17:03:00


A população de Venda Nova do Imigrante agora conta com mais um avanço na área da saúde. Nesta terça-feira (18), tiveram início os atendimentos por teleconsulta, um serviço oferecido por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e o Município. A iniciativa visa ampliar o acesso a especialidades médicas, eliminando a necessidade de deslocamentos longos até a Grande Vitória.


No primeiro dia de atendimentos, 15 pacientes foram consultados na especialidade de gastroenterologia. Além dela, outras quatro especialidades serão ofertadas: otorrinolaringologia, dermatologia, endocrinologia e neurologia.


O serviço funciona com o suporte de um enfermeiro local, enquanto o paciente realiza a consulta em tempo real com um médico localizado na Grande Vitória através de uma chamada de vídeo. Caso sejam necessários exames ou prescrição de medicamentos, os documentos são emitidos digitalmente, impressos e entregues ao paciente ao final da consulta.


Segundo o secretário municipal de Saúde, Tadeu Sossai, atualmente mais de 500 pacientes aguardam atendimento nessas especialidades. “Com a teleconsulta, teremos um avanço significativo no tempo de espera. As consultas serão agendadas conforme a liberação de vagas pela Secretaria de Estado da Saúde”, destacou.


Para a moradora Virgínia Demissiana, que foi atendida no primeiro dia de teleconsultas, o serviço representa um grande avanço: “Facilita muito a nossa vida essa consulta de vídeo, pois conseguimos ser atendidos sem precisar viajar”.

O superintendente da Regional Metropolitana de Saúde, Alexsandro Vimercati, destacou que a aceitação do serviço tem sido positiva até mesmo entre os idosos, que valorizam o atendimento próximo de casa e a possibilidade de retornarem rapidamente às suas atividades diárias.


A cerimônia de lançamento do serviço contou com a presença do prefeito Dalton Perim, do secretário municipal de Saúde Tadeu Sossai, do superintendente da Região Metropolitana de Saúde Alexsandro Vimercati e de profissionais da área da saúde.


O prefeito Dalton Perim ressaltou a importância da novidade para o município. “Esse é um passo muito importante para a saúde pública de Venda Nova. A teleconsulta melhora o acesso a especialistas e traz mais conforto para os nossos cidadãos, que não precisam se deslocar por horas para serem atendidos. Estamos comprometidos em investir cada vez mais para garantir um serviço de qualidade para nossa população.”


Prefeitura amplia a oferta de especialidades médicas

Além da novidade das teleconsultas, a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ampliou o atendimento em especialidades já oferecidas na rede municipal. A ginecologia e obstetrícia, que antes contava com um único profissional atendendo uma vez por semana, agora possui um especialista exclusivo para cada área, garantindo mais consultas à população.


A pediatria também foi fortalecida, com atendimento semanal de médico pediatra. Nas unidades de saúde que atendem um maior número de moradores, como Vila da Mata e Minete, a especialidade agora está disponível em mais dias da semana.

Já a endocrinologia ampliou sua capacidade de atendimento, oferecendo agora consultas semanais.


Agendamento de consultas

Para agendar uma consulta com especialista, o paciente deve procurar a Unidade de Saúde do seu bairro e passar por um atendimento médico clínico geral para ser encaminhado. O atendimento pode ser solicitado diretamente na Unidade ou com o Agente Comunitário de Saúde.


Fonte: ASCOM PMVNI
Notícias Relacionadas