A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante firmou, no dia 4 de abril, a adesão ao Programa Cidade Empreendedora+, uma iniciativa do Sebrae/ES que reúne um pacote estruturado de ações voltadas para acelerar o desenvolvimento do município em diversas áreas.
A assinatura do termo de adesão aconteceu na Sala de Reuniões da Prefeitura, com a presença do prefeito Dalton Perim, do superintendente regional do Sebrae, Pedro Rigo, secretários municipais, o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Fileti, e a equipe local do Sebrae.
O programa será desenvolvido a partir de cinco pilares estratégicos que envolvem desde o fortalecimento da gestão pública até a promoção da inovação, sustentabilidade e inclusão. O objetivo é construir uma cidade mais eficiente, criativa e com políticas públicas voltadas para o desenvolvimento local.
Pilar 1 — Cidade Mais Empreendedora:
Ações voltadas para dentro da gestão pública, com foco em políticas públicas que impulsionem o ambiente de negócios. Estão previstas iniciativas como a simplificação e desburocratização de processos administrativos — como a abertura de empresas, que hoje em Venda Nova acontece em 23 horas — e o fortalecimento das compras públicas com foco no comércio local.
Também integram esse pilar a ampliação da Educação Empreendedora, com incentivo ao empreendedorismo nas escolas e turismo pedagógico, além da qualificação dos atendimentos da Sala do Empreendedor, que já registrou 7.047 atendimentos no município somente em 2024.
Pilar 2 — Cidade Mais Inovadora e Criativa:
Prevê a implementação de ferramentas como banco de ideias, marco legal da inovação e projetos que fomentem o desenvolvimento territorial com criatividade e soluções tecnológicas.
Pilar 3 — Cidade Mais Turística:
Desenvolvimento de estratégias para tornar o município ainda mais atrativo ao turismo, valorizando a cultura, o agroturismo e os potenciais naturais locais.
Pilar 4 — Cidade Mais Sustentável e Inclusiva:
Ações voltadas para a sustentabilidade ambiental, inclusão social e fortalecimento das políticas públicas em áreas como assistência social, meio ambiente e educação.
Pilar 5 — Cidade Mais Eficiente:
Visa aumentar a eficiência da gestão pública por meio de planejamento, indicadores de desempenho e otimização dos processos administrativos.
Para o prefeito Dalton Perim, a adesão ao programa reforça o compromisso da atual gestão com o desenvolvimento planejado e a busca por soluções inovadoras e participativas:
“Essa parceria com o Sebrae nos ajuda a acelerar projetos, corrigir gargalos e pensar o futuro com inteligência, escuta e foco em resultados. Estamos trabalhando por uma Venda Nova moderna, humana e preparada para os novos desafios.”
Fonte: ASCOM PMVNI
- EXPEDIENTE DA SEMANA SANTA E TIRADENTES
- DIA DA MULHER - PREFEITURA
- EMENDAS IMPOSITIVAS
- Prefeitura de Venda Nova do Imigrante altera horário de atendimento ao público