Notícia
Geral - 18/07/2025 14:07:00

Formação Continuada valoriza profissionais da educação da Rede Municipal de Venda Nova do Imigrante

Capacitações reuniram motoristas escolares, agentes de apoio educacional, cozinheiras, auxiliares de sala e serventes, com foco em empatia, segurança, saúde e bem-estar nas escolas.



Nos dias 14 e 15 de julho de 2025, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoveu dois dias intensos de formação continuada para os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Venda Nova do Imigrante. As capacitações envolveram motoristas escolares, agentes de apoio educacional, auxiliares de sala, cozinheiras e serventes, com foco no fortalecimento das práticas pedagógicas, segurança e cuidado no ambiente escolar.


A abertura dos trabalhos contou com a presença do Prefeito Dalton Perim, que parabenizou a iniciativa: "Investir na formação dos nossos profissionais é investir diretamente na qualidade da educação. Estamos trabalhando com planejamento, parcerias e muito comprometimento para transformar a realidade das nossas escolas e reconhecer cada servidor da educação", afirmou o prefeito.


A programação iniciou no dia 14, no Centro Cultural e Turístico, onde agentes de apoio, auxiliares de sala, cozinheiras e serventes participaram da formação com a professora Angela Peizini, que trouxe a palestra “Escuta Ativa e Coração Aberto - A comunicação Empática na Infância”, reforçando a importância da escuta respeitosa e do vínculo afetivo com as crianças.


Em seguida, a palestrante Maria Aparecida da Silva abordou o tema “Cuidado de Si e Bem-Estar no Trabalho”, promovendo reflexões sobre autocuidado, saúde emocional e valorização da rotina dos profissionais.


A formação ainda contou com uma parte cultural, tendo o Maestro Jorginho na acolhida e recepção aos participantes nos dois dias do eventos. Quem também marcou presença foi o grupo de contação de histórias, Contarelê, envolvendo todos os presentes na apresentação, que contou com a participação das integrantes Eliana Reboli, Marcia Stein e Filomena Almeida.

 
O evento foi construído no espírito colaborativo entre as entidades e também entre os servidores da Secretaria de Educação. No primeiro dia quem apresentou a programação como mestre de cerimônia foi a servidora Luciana Azeredo, que exerce a função de cozinheira e, no segundo dia, quem conduziu foi a servidora Letícia Sossai, agente de apoio educacional.


No segundo dia de programação, também no Centro Cultural, a psicopedagoga Viviane Daré Filete Pimenta, da SEMED, ministrou a palestra “Antes do transtorno, temos uma criança”, abordando a humanização no cuidado com crianças com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento.


No mesmo dia, a nutricionista Rafaela Basso Sartori, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), conduziu a capacitação sobre o Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, com orientações práticas sobre higiene, segurança, armazenamento e preparo das refeições escolares. A atividade reuniu cerca de 40 profissionais cozinheiras e auxiliares de cozinha. 


A manhã foi encerrada com a equipe da Secretaria de Saúde de Venda Nova, com a capacitação “Cuidar também é prevenir”, ministrada pelas enfermeiras Aline Falqueto Uliana e Carina Alcântara, com foco em noções básicas de primeiros socorros.


Motoristas escolares também receberam formação específica


No auditório do Senac de Venda Nova do Imigrante, os motoristas escolares também participaram da formação organizada pela SEMED. A programação, realizada no dia 15, começou com instruções do Corpo de Bombeiros sobre combate a incêndios e primeiros socorros, seguidas por uma palestra com a Polícia Militar, que abordou boas práticas para um trânsito seguro e sem acidentes. O momento também foi de troca de experiências entre os profissionais.


O secretário municipal de Educação, Tiago Altoé, destacou a importância do evento. “A escola não se faz apenas em sala de aula. Ela começa na porta do transporte e vai até o momento da refeição. Valorizar todos esses profissionais é reconhecer que cada um tem papel fundamental na formação de nossas crianças. Que essa formação seja a base para um novo ciclo de cuidado e pertencimento em cada unidade escolar.”


A formação foi toda organizada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e contou com o apoio de diversas instituições parceiras: SENAC, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Turismo e o grupo Contarelê, que abrilhantou a acolhida com contação de histórias.


Fonte:
Notícias Relacionadas