Notícia
Geral - 28/08/2025 15:08:00

Venda Nova realiza 2º Seminário Intermunicipal de Política Pública para a População em Situação de Rua

Com o tema “Cuidado Social e Saúde Mental nas Ruas: Acolhimento que transforma”, o evento reuniu 86 participantes de diversos municípios do Estado e promoveu debates sobre atendimento e saúde mental da população em situação de rua.



A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou nesta terça-feira (26) o 2º Seminário Intermunicipal de Política Pública para a População em Situação de Rua. O encontro aconteceu no auditório do Senac, reunindo 86 participantes de municípios do Estado, entre profissionais da assistência social, saúde, segurança pública, representantes de instituições e sociedade civil.

O tema central deste ano foi “Cuidado Social e Saúde Mental nas Ruas: Acolhimento que transforma”, trazendo reflexões e práticas para o fortalecimento da rede de proteção social e do atendimento a essa população.

A primeira palestra foi conduzida por Danielle Solano, coordenadora do Centro Pop Vitória (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). Ela apresentou a estrutura do serviço, destacando a importância do atendimento especializado, apoio psicossocial, oficinas e encaminhamentos para a superação da vulnerabilidade.

Em seguida, André Avancini Flores, coordenador do CREAS de Venda Nova, abordou os fatores que agravam a saúde mental da população em situação de rua, ressaltando que a exposição constante a riscos nas ruas compromete ainda mais a capacidade de superação dos problemas.

O Seminário reforçou a importância de capacitar agentes públicos e parceiros para o atendimento dessa população, assegurando direitos fundamentais e reforçando o compromisso com a superação da situação de rua.


Fonte:
Notícias Relacionadas