Notícia
Geral - 06/11/2025 17:11:00

Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção celebra 34 anos com apresentação especial no Centro Cultural

Evento será realizado no dia 13 de novembro e contará com Camerata, Coral Sol da Manhã e performance da Banda Marcial Municipal



A Banda Marcial Municipal Emiliano Pedrino Lorenção celebra, em 2025, 34 anos de história, música e tradição em Venda Nova do Imigrante. Para marcar a data, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Artesanato, promove uma apresentação especial no dia 13 de novembro, às 19h30, no Centro Cultural Máximo Zandonadi.

A noite contará com recepção musical com a Camerata do Serviço de Convivência (concerto de violão), apresentação do Coral Sol da Manhã e o encerramento com a performance da Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção, regida pelo maestro Jorge Luiz Pereira da Silva, conhecido carinhosamente como Maestro Jorginho.

Criada pela Lei Municipal nº 104 de 30 de dezembro de 1991, a Banda recebeu o nome em homenagem ao músico e maestro vendanovense Emiliano Pedrino Lorenção, figura marcante na história cultural do município. Desde sua fundação, o grupo tem como objetivo ensinar, difundir e socializar jovens e crianças por meio da música, despertando o gosto artístico e o civismo.

Mantida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, atualmente, a Banda é composta por 33 integrantes, entre jovens e adultos, e oferece aulas de iniciação teórica e prática para diversos instrumentos de sopro e percussão, com idades a partir de 8 anos.

Entre as conquistas da Banda estão premiações em concursos estaduais e interestaduais, como o 3º lugar em Valença (RJ, 1998), 3º em Volta Redonda (RJ, 2001), 2º em Campo Grande (ES, 2002) e 3º em Cachoeiro de Itapemirim (ES, 2003).

Para o maestro Jorge Luiz Pereira da Silva, que está à frente da Banda desde 1996, o aniversário representa mais que uma data comemorativa, é o reconhecimento de um trabalho coletivo e contínuo.

“Foram décadas de dedicação, aprendizado e paixão pela música. Cada apresentação é o resultado de muito trabalho e amor pelo que fazemos”, destacou o maestro.

A secretária de Turismo, Cultura e Artesanato, Lícia Caliman, ressaltou o papel da Banda como patrimônio cultural de Venda Nova. “A banda é de grande relevância para o município, valoriza e mantém acesa a nossa cultura e tradição, um talento que trouxemos das nossas raízes.”

Serviço:
34º Aniversário da Banda Marcial Municipal Emiliano Pedrino Lorenção
Dia: 13 de novembro (quarta-feira)
Hora: 19h30
Local: Centro Cultural Máximo Zandonadi – Rua do Ipê, nº 38, Vila Betânia
Entrada gratuita

 



Fonte:
Notícias Relacionadas