Notícia
Geral - 23/01/2026 16:01:00

39ª Festa do Tomate abre o calendário de eventos de 2026 em Venda Nova do Imigrante

Na programação, de 30 de janeiro a 1º de fevereiro, estão a eleição da Rainha e das Princesas, shows musicais, gastronomia típica, concurso do tomate, sorteios e a tradicional Tratorada



A tradicional Festa do Tomate, um dos eventos mais tradicionais de Venda Nova do Imigrante, abre oficialmente o calendário de eventos do município em 2026. Em sua 39ª edição, a festa acontece nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, na comunidade de Alto Caxixe, reunindo agricultura, cultura, lazer, gastronomia típica e atrações musicais.

Consolidada como uma celebração da força do homem do campo e da vocação agrícola da região, a Festa do Tomate movimenta a economia local, fortalece o turismo, valoriza os produtores e mantém vivas as tradições que fazem parte da identidade local. 

Na programação deste ano estão previstas atrações como a eleição da Rainha e Princesas, shows musicais regionais e nacionais como a dupla Bruno & Denner, gastronomia típica, o Concurso de Qualidade do Melhor Tomate de Mesa do Município, a tradicional Tratorada, o Campeonato Capixaba de Motocross e Supercross, além do sorteio de uma Ford Ranger e R$25 mil em dinheiro e atividades exclusivas para os produtores rurais.

Um dos momentos mais aguardados e simbólicos da festa é a tradicional Tratorada, que reúne produtores rurais da região em um grande desfile de tratores decorados, celebrando a força da agricultura local e o orgulho do homem do campo. Neste ano, a Tratorada terá início após a Santa Missa, celebrada às 8h30, na Igreja Nossa Senhora do Bom Parto, no centro do Distrito de Alto Caxixe. Em seguida, os agricultores seguem em desfile com destino ao Tomatão, marcando oficialmente a abertura das atividades do sábado.

A Prefeitura de Venda Nova apoia o evento através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, Secretaria Municipal de Agricultura e Produção Animal e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A realização  é do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Alto Caxixe.

Segundo os organizadores, a Festa do Tomate tem papel fundamental na valorização da agricultura, base da economia local. “A festa é um momento de celebração, mas também de reconhecimento ao trabalho do produtor rural. Ela reúne cultura, lazer, tradição e gera impacto positivo para toda a comunidade”, destacam.

O vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Alto Caxixe, Ricele de Avila Silva, ressalta a expectativa para a edição deste ano. “Estamos preparando tudo com muito carinho para manter nossa tradição e valorizar ainda mais nossos produtores. Esperamos receber cerca de 20 mil pessoas ao longo dos três dias de festa”, afirma.

Ele também destaca o impacto econômico do evento. “A Festa do Tomate sempre tem um reflexo muito positivo na movimentação financeira da comunidade e do município. Há um aumento significativo nas vendas do comércio local, na rede de hospedagem e no turismo, o que contribui diretamente para aquecer a economia”, completa.

A secretária Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato de Venda Nova, Lícia Caliman, ressalta o papel estratégico da Festa do Tomate no impulsionamento do turismo regional, ao valorizar a cultura, as tradições e o modo de vida local. “O evento fortalece o turismo de experiência, proporcionando aos visitantes a vivência do homem do campo, o contato direto com a produção rural e o reconhecimento da agricultura como base da identidade e do desenvolvimento local. Dessa forma, a Festa vai além da celebração, tornando-se um importante instrumento de promoção cultural, econômica e turística da região, afinal Nossa terra dá frutos, nossa gente dá Show, pontua Lícia.

A programação é realizada no Centro de Eventos Zaudino Gagno, popularmente conhecido como Tomatão.

Concurso do Melhor Tomate valoriza a produção local

Um dos pontos altos da programação é o Concurso de Qualidade do Melhor Tomate de Mesa do Município de Venda Nova do Imigrante 2026, que conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Produção Animal. A iniciativa busca incentivar a qualidade, a inovação e a valorização do trabalho dos agricultores do município.

O concurso é dividido em duas categorias:

Cada categoria contará com premiação para 1º, 2º e 3º lugares:


Importância do tomate para a economia capixaba

O tomate segue sendo a principal hortaliça da olericultura no Espírito Santo, responsável pela maior parcela da renda entre as hortaliças produzidas no estado. O cultivo representa cerca de 18% do valor total do setor, com uma produção estimada em 159,9 mil toneladas anuais.

Nos últimos anos, os produtores capixabas têm ampliado o cultivo em estufas, especialmente na Região Serrana, o que permite maior controle de temperatura, umidade e irrigação, reduzindo perdas causadas por chuvas excessivas, granizo e pragas, além de aumentar a produtividade.

A colheita segue predominantemente manual, garantindo que os frutos sejam colhidos no ponto ideal de maturação, preservando a qualidade e a durabilidade do produto, que abastece mercados locais e também outros estados.

SERVIÇO 39ª FESTA DO TOMATE - ALTO CAXIXE

Local: Alto Caxixe - Venda Nova do Imigrante/ES
Datas: 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026

Programação

Sexta-feira - 30 de janeiro

Entrada franca até às 20h | Após: R$ 20,00

Sábado - 31 de janeiro

Valores do Sábado:

Domingo - 1º de fevereiro (Entrada Franca)


Informações à imprensa:

Carla Caliman Terra
Gerência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante
(27) 99953-0182  - comunicacao@vendanova.es.gov.br

Fonte:
Notícias Relacionadas