Geral - 06/06/2018 16:06:18

Semana é de conscientização sobre o meio ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente realiza até a próxima sexta uma série de palestras e visitas com crianças de escolas e projetos do Município

Crianças conhecem transbordo da Prefeitura - Divulgação

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado nessa segunda-feira (05), mas a conscientização continua durante toda a semana. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza até a próxima sexta uma série de palestras e visitas com crianças de escolas e projetos do Município. A ideia é mostrar, desde cedo, a importância do cuidado com nosso planeta.

Um técnico em meio ambiente da Secretaria vai às escolas falar sobre a destinação do lixo, a reciclagem e a Mata Atlântica, muito devastada, mas que ainda pode ser encontrada em nosso Município. Os pequenos também conhecem o transbordo da Prefeitura, de onde o lixo úmido recolhido é enviado para depósito em Cachoeiro de Itapemirim.

A reciclagem é abordada de forma dinâmica. Para ver de perto a importância desse processo, as crianças são levadas até a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Venda Nova do Imigrante (Ascaveni). Lá, eles aprendem que objetos aparentemente sem utilidade podem se tornar coisas novas e ainda gerar renda.

Cuidar do Meio Ambiente é cuidar do futuro

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela ONU em 1972 e é um momento específico para conscientizar sobre a preservação ambiental e os recursos naturais. Ações do Poder Público, como a coleta seletiva, que será ampliada em Venda Nova, são essenciais. No entanto, a responsabilidade de cuidar do planeta é de todos e envolve ações no dia-a-dia de cada um.