Notícia
Geral - 24/06/2021 00:06:00

Venda Nova é pioneira em participação da região em projeto de Educação Ambiental

Projeto do Iema, “Preservando nosso quintal”, visa promover o pertencimento da comunidade às Unidades de Conservação Ambiental



Para fortalecer e fomentar ações de educação ambiental na região, na manhã desta quinta-feira (24), a gestão municipal assinou o acordo de cooperação do “Preservando o Nosso Quintal”, projeto desenvolvido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Estiveram presentes na cerimônia, o diretor-presidente do Iema, Alaimar Ribeiro Rodrigues Fiuza, o prefeito de Venda Nova, Paulinho Mineti, o vice-prefeito, Tarcisio Bottacin, a gerente de Educação Ambiental do Iema, Anna Tristão, o secretário municipal de Meio Ambiente, Maxuel Bestete, e a vereadora Dé Caliman. Ainda estavam presentes secretários municipais, diretores e representantes de associações de Venda Nova ligadas ao meio ambiente. A abertura contou com uma apresentação do maestro da Banda Emiliano Pedrini Lorenção, Jorge Luiz Pereira da Silva,  da musica Planeta Agua, de Guilherme Arantes.


O programa de educação ambiental prevê a organização e difusão de informações sobre o território, como forma de qualificar a participação da comunidade, assim como a ampliação de espaços de participação, de forma a aproximar comunidade, família, turistas, escolas e pesquisadores ao pertencimento enquanto território. O projeto irá dispor de formação com professores, ongs, escolas e da comunidade de forma a democratizar o acesso à informação.

O presidente do Iema, Alaimar Fuiza, destacou que Venda Nova está sendo pioneira do projeto. “Vocês estão sendo iniciadores desse projeto, projeto que a gente acredita muito na relação de aproximação da comunidade com a unidade de conservação Parque.” Alaimar também pontuou a importância das unidades de conservação na qualidade de vida da comunidade. “Qualidade de vida e índice social no mínimo 40% melhor do que em volta. E a gente precisa ter essa aproximação para que a comunidade também, perceba valor na Unidade conservação, ajude a cuidar dela e receba dela também valor.”

Na cerimônia ainda foram entregues exemplares do Livro “Preservando Nosso Quintal”, também elaborado pelo Iema. “O livro trata dos aspectos culturais que estão em torno do nosso parque. Ele tem o papel de educar, tanto em material fotográfico, quanto em mídia digital, que pode ser profundamente explorado por vocês. O livro ainda traz um aspecto de aproximação da comunidade com o parque. Pra gente é fundamental que quem está em torno do parque entenda aquele ativo como ativo dele.” Destaca o presidente do Iema, Alaimar Fuiza.

O prefeito do Município, Paulinho Mineti, destacou no evento a parceria público-privada existente em Venda Nova. “Venda Nova tem muito apoio e parceria das empresas. A Ascaveni é uma referencia não só para Venda Nova mas para a região. 40 a 50 toneladas de materiais que seriam levados para o aterro hoje estão virando renda na mão de pessoas competentes e que fazem a diferença.” O prefeito também aproveitou para destacar o trabalho do Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçu-Virá “aqui em Venda Nova também temos o Guaçu Virá, pioneiros no trabalho de educação ambiental que realizam um belo e importante trabalho.” 

Preservando o Nosso Quintal
O Programa de Educação Ambiental “Preservando o Nosso Quintal” foi desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental do Iema, por meio do Centro de Informação e Documentação (Cidoc), em parceria com a Gerência de Recursos Naturais e as equipes das unidades de conservação envolvidas. 
Por meio dele, são produzidos livros com linguagem clara e acessível, destacando a biodiversidade, a fauna, a flora, a cultura e a geodiversidade das Unidades de Conservação (UCs). As publicações são distribuídas para as comunidades do entorno e utilizadas para conscientizar e criar pertencimento, para que todos atuem na preservação ambiental.
Atualmente, estão publicadas a 1ª e 2ª edições do livro sobre o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha e a 1ª edição do Parque Estadual Pedra Azul. Ambos têm versões impressas e digitais. A previsão é de que outras Unidades de Conservação também sejam contempladas.


Livro digital - Preservando o Nosso Quintal - Parque Estadual Pedra Azul:
PRESERVANDO O NOSSO QUINTAL










Fonte:
Notícias Relacionadas