Geral - 08/12/2023 00:12:00

Experiência Sabores da Natureza surpreende com pratos sustentáveis com ingredientes da Mata Atlântica

Quem prestigiou a cerimônia de premiação do 4º Concurso Municipal de Fotografia de Venda Nova do Imigrante, no último dia 29 de novembro, no Centro Cultural, teve a oportunidade de experimentar pratos bem diferentes, mas temperados com sustentabilidade.

Trata-se do projeto “Experiência Sabores da Natureza”, um projeto do empresário do setor de rochas Adenilson Panzin e do chef Ricardo Silva, ambos de Vargem Alta, que utilizam Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) da Mata Atlântica na gastronomia. Uma pitada de conscientização ambiental que vale para toda a região!

O convite à dupla foi feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Venda Nova do Imigrante. A gestora da pasta, Sabrina Zandonade, ressalta que a equipe tem buscado diferentes estratégias para despertar o interesse das pessoas sobre a importância da conservação do meio ambiente. “A gastronomia com produtos da mata atlântica tem se destacado como uma oportunidade para sensibilização ambiental, proporcionando uma conversa saborosa e agradável com o público”, frisa a Secretária.

Risoto 100% palmito pupunha sem utilização de arroz, molho à base de uvaia para a carne, sorvete de guabiroba, farofinha de indaiá e brejaúba estavam entre as delícias disponíveis antes da entrega da premiação do 4º Concurso Municipal de Fotografia.

O embrião da ideia “Experiência Sabores da Natureza” surgiu durante palestras de Panzin nas escolas, onde a constatação da falta de conhecimento dos estudantes sobre as riquezas das espécies nativas e seus benefícios acendeu o desejo dele e da mulher de criar pratos que servissem não apenas como iguarias, mas como veículos de conscientização sobre a importância da harmonia entre a agricultura e o meio ambiente.

A coleta dos ingredientes baseia-se principalmente em árvores plantadas na infância de Adenilson, acrescentando um toque de nostalgia a essa jornada sustentável. “Na maioria das vezes, colho em árvores que plantei quando criança por incentivo de uma vizinha professora e que até hoje produzem muitos frutos”, conta o empresário.

O chef Ricardo Silva conta que passou a buscar mais entendimento dos insumos da Mata Atlântica diante do bioma “maravilhoso” de Vargem Alta que conheceu por meio do amigo Adenilson. “Primeiro, foi numa feira livre na cidade. Eu me propus a fazer uma aula com os feirantes com produtos naturais e foi quando conheci a abóbora nativa. Então a preparei e servi e, daquele dia em diante, passei a fazer pesquisas sobre a natureza à minha volta”, diz.

A parceria com o chef Ricardo visa agregar conhecimentos e habilidades, resultando na criação de novos sabores que, por sua vez, valorizam o meio ambiente. Ações sustentáveis complementam o projeto, incluindo palestras, doação de mudas e atividades de conscientização nas escolas e comunidades locais. Neste ano, Panzin doou cerca de 8.000 mudas nativas que produziu na própria firma.