Notícia
Geral - 10/02/2025 00:02:00

Os moradores de Venda Nova do Imigrante que foram afetados pelas fortes chuvas dos dias 06 e 09 de janeiro já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade pública. O benefício foi viabilizado após a Prefeitura decretar Situação de Emergência, reconhecida pelo Governo Federal no dia 30 de janeiro de 2025.

O prefeito Dalton Perim, junto à Defesa Civil Municipal e ao Corpo de Bombeiros, atuou prontamente para garantir o reconhecimento da situação, oportunizando que os moradores das áreas mais impactadas tenham acesso ao recurso.

Podem solicitar o saque os moradores das seguintes localidades afetadas: São João de Viçosa, Camargo, Voo Livre, Alto Tapera, Tapera, Minete, São Pedro, Vila Betânia, São Rafael, Bananeiras e Bicuíba.

Segundo Lucas Albuquerque, servidor da Defesa Civil, o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil considera que, mesmo que a residência não tenha sido diretamente afetada pelas chuvas, os moradores das áreas atingidas também enfrentam prejuízos, como a perda da mobilidade e a interrupção de serviços essenciais. Por isso, eles também têm direito ao saque do FGTS por calamidade pública.

Como solicitar o saque do FGTS?

O pedido pode ser feito de duas formas:

Pelo aplicativo FGTS (Android e iOS):

1- Acesse o aplicativo FGTS e clique em Saques;

2- Selecione Solicitar Saque;

3- Escolha a opção Saque por Calamidade Pública;

4- Informe a conta bancária para o depósito do valor.

AINDA COM DÚVIDAS - ABRA O PASSO A PASSO - CLIQUE AQUI 

Presencialmente, em uma agência da Caixa Econômica Federal:

Os moradores que preferirem podem comparecer a uma agência da Caixa com documento oficial com foto, comprovante de residência atualizado e número do PIS/PASEP para solicitar o saque.

Prazo final para solicitação

O prazo para solicitar o saque é até o dia 24 de abril de 2025. Após essa data, não haverá prorrogação.

A Prefeitura reforça a importância de os moradores realizarem a solicitação dentro do prazo e, em caso de dúvidas, a Defesa Civil Municipal está disponível para orientações pelo telefone (28) 99919-1389.

Fonte:
Notícias Relacionadas